O médico veterinário da Clínica Provet Animal, Benedito de Almeida Neto, participou recentemente de importante palestra realizada pela multinacional Ceva, cujo tema central era a leishmaniose, uma doença transmitida pelo “mosquito-palha”, principal responsável pela transmissão em animais e humanos.
O médico veterinário Benedito, comenta que vários casos da doença já foram confirmados no Paraná, citando as cidades de Umuarama, Guaira, Foz do Iguaçu e até Moreira Sales (este último há alguns anos).
Segundo Benedito, acreditava-se que essas doenças ficariam limitadas as suas regiões de origem, mas o que se tem observado é que a doença é uma realidade e os donos de cães precisam se prevenir, através da vacinação, já que se trata de uma doença que não tem cura. Benedito ressalta que para os animais há coleiras que agem como repelentes ao mosquito, mas a vacinação ainda é mais segura. No entanto, o médico veterinário alerta que somente animais negativos à doença (que não estão contaminados) podem receber a vacina. Há 6 meses a Clínica Provet Animal tem disponível a vacina contra a Leishmaniose no cão.
DIAGNÓSTICO DA LEISHMANIOSE
A leishmaniose é uma doença que não conta com um único sintoma característico, o que pode ser um fator de complicação para o dono conseguir perceber os primeiros sintomas no seu animal. Esta é uma doença que se manifesta de duas maneiras: a cutânea e a visceral. A primeira apresenta sinais dermatológicos, como descamação de pele, ferida que não cicatriza, perda de pelos, pele ocular ao redor no nariz, crescimento exagerado das unhas e feridas.
A leishmaniose visceral desenvolve feridas nos órgão internos do animal, com aumento dos linfonodos externos e emagrecimento crônico.
COMO PREVENIR
A prevenção da doença deve ser feita através do controle dos mosquitos, no caso, do mosquito-palha. Ele não se desenvolve na água e sim em matéria orgânica em decomposição, por isso o armazenamento e descarte correto do lixo são muito importantes.
A Provet Animal está instalada na avenida Mauro Mori, 1267, próximo ao Ginásio 10 de Agosto. Informações pelo telefone (44) 3522-4221 ou (44) 99931-0072.