No próximo sábado, 18, acontece o “Dia D” da campanha de vacinação contra pólio e sarampo, quando todas as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo em horário especial, das 8 às 17 horas, para que os pais possam levar seus filhos para tomarem as vacinas, principalmente os pais que trabalham.
Segundo a secretária de Saúde, Monica Sousa na primeira semana, apesar no número de crianças vacinadas ter sido pequeno, de 216 crianças entre 1 ano e menores de 5 anos, é um número já esperado, e que deverá ser superado no sábado, 18, quando acontece o “Dia D”.
Das 1.453 crianças cadastradas para serem vacinadas, até o momento 216 crianças tomaram a dose contra a pólio e 217 contra o sarampo. A secretária Monica explica que a meta é atingir 95% do público.
Outra estratégia da Secretaria de Saúde no “Dia D” para conseguir atender um grande de crianças, será colocar um micro-ônibus à disposição dos pais, que passará nos bairros para trazê-los à Unidade de Saúde Central, onde haverá atividades lúdicas e brincadeiras com pula-pula, brinquedos infláveis, danças e pinturas. Monica alerta que essa será uma ação apenas pra os pais ou responsáveis quiserem trazer os filhos para participarem das brincadeiras, mas que as Unidades dos bairros estarão atendendo a população.
ZÉ GOTINHA. Durante a ExpoGoio a secretaria de Saúde realizou a divulgação da campanha de vacinação, em especial alertando para o “Dia D” que foi realizada pelo Zé Gotinha, Maria Gotinha e o mosquito da Dengue que também ajudou na divulgação. Foi uma ação que teve o apoio do setor de Vigilância Epidemiológica, da secretaria de Cultura, Esporte e do Rotaract.