Um problema que é muito grave, não só em Goioerê, como na região, é o uso de drogas entre adolescentes. Situação que ficou demonstrada no Boletim de Ocorrência da Polícia de Militar de segunda para terça-feira. Das quatro ocorrências, três foram de abordagem a adolescentes e um jovem portando drogas para consumo. Dois deles no interior do Parque de Exposição, na noite de segunda, , ambos às 23 horas, pela equipe da PM que realizava ronda durante a ExpoGoio.
NO TÊNIS
No Por volta das 23h00min em patrulhamento pelo interior do Parque de Exposições, a equipe realizou abordagem a pessoa de D.D.S., que na busca pessoal foi encontrado dentro do tênis do abordado, um invólucro plástico contendo 03 (três) pinos contendo substância análoga a cocaína, que pesados somaram 3 (três) gramas, além de R$ 23,00 em dinheiro. Diante do fato, o mesmo foi encaminhado juntamente com a droga e o dinheiro até a delegacia móvel instalada no interior do parque para as providências de polícia judiciaria; registra-se ainda, que foi necessário o emprego de algemas (conforme rege súmula vinculante 11 do STF) devido o risco iminente de fuga, aglomeração de pessoas e o trajeto de condução do menor.
NERVOSISMO
Por volta das 23h00min em patrulhamento no interior do Parque de Exposições, um jovem identificado como W.P.S., 15 anos, ao perceber a presença da equipe policial demonstrou certo nervosismo, mudando sua trajetória tentando sair rapidamente do local, momento em que está equipe realizou a abordagem, e durante as buscas pessoais foi localizado no bolso da calça do mesmo uma bucha de cocaína (0,5 g) e dentro do tênis mais um pequeno tablete de maconha (1,5 g); diante dos fatos a equipe encaminhou W. e a droga até a central da polícia civil que estava no parque para procedimentos cabíveis; foi acionado o conselho tutelar para acompanhar o menor.
MARILUZ – DESACATO
Por volta das 15h00min a equipe RPA realizava patrulhamento na Rua Marcelino Medeiros quando avistou um indivíduo na posse de um cigarro que aparentemente seria de substância análoga a maconha; prontamente foi proferido voz de abordagem ao cidadão, porém este não obedeceu a ordem legal e adentrou os portões de sua residência e passou a dizer que a equipe ali não entraria e passou a ofender os policiais.
A equipe adentrou o portão da residência e conteve o infrator que foi identificado como sendo Willian Ferreira Barbosa, 19 anos, submetendo-o à revista pessoal; durante o procedimento de averiguação foi encontrado um cigarro de substância análoga a maconha de posse do abordado; questionado sobre o motivo de não obedecer a ordem legal de abordagem esse respondeu que ficou nervoso e por isso adentrou a residência vindo a “perder a cabeça”, desacatando aos policiais.
Foi dada voz de prisão ao autor pelo crime de desacato assim como o uso de substância entorpecente previsto no artigo 28 da lei de drogas; a substância entorpecente encontrada na posse do autor foi apreendida e totalizou 1,8 gramas; devido ao estado emocional do individuo foi necessário o uso de algemas uma vez que havia o risco de fuga, conforme orienta súmula vinculante nº 11; na sede do DPM foi confeccionado o Termo Circunstanciado pelas infrações, e após o compromisso de comparecer espontaneamente em juízo o autor foi liberado.