Dentre os muitos destaque que marcaram presença na Expo-Goio, um deles chamou a atenção dos visitantes. Foi a Feira da Agroindústria Familiar que marcou presença com destaque. Foi uma realização da Emater de Goioerê em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura com o objetivo de divulgar os produtos locais e buscar novos canais de comercialização, um grupo de 10 agricultores familiares de Goioerê e região aceitaram o desafio de expor seus produtos durante a 32ª EXPOGOIO, que aconteceu nos dias 10/08 a 13/08.
O estande montado no Pavilhão Comercial foi muito visitado durante todos os dias da exposição, permitindo excelente comercialização dos produtos, como disseram Ivone e Eliseu Queiroz, de Mamborê: “vendemos muito mais do que esperávamos. Em 2019, estaremos aqui novamente! ”
Além de Goioerê e Mamborê participaram agricultores familiares de Araruna, Luisiana e Quarto Centenário. Além de produtos agroindustrializados, foram comercializadas plantas e mudas de cactos e orquídeas.
A industrialização da produção da agricultura familiar além de agregar valor aos produtos é mais uma atividade que permite a dinamização da economia local e a fixação e permanência do homem no campo com suas atividades agrícolas.
Conforme a agrônoma da Emater, Silmara Basaglia, além dos derivados da cana de açúcar, foram comercializados pães, roscas, bolachas, doces em pasta e em pedaços, cocadas, geleias, paçocas, pão de mel, sucos de diversas frutas, artesanato e outros produtos transformados, a maioria dos produtos expostos foi comercializado, motivando os produtores a participar de outras exposições na região e agregando valor e renda na pequena propriedade.
Ainda conforme, Silmara Basaglia a parceria do Instituto Emater com a Sociedade Rural de Goioerê, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Agricultura foi fundamental para que acontecesse esta segunda mostra e comercialização de produtos da agricultura familiar.
Emater orientou sobre formigas cortadeiras na Expogoio
Considerada umas das piores pragas urbanas e rurais dos últimos tempos, a formiga cortadeira foi tema de exposição e orientação aos visitantes do espaço ambiental na Expogoio 2018, com base na 2ª Campanha estadual para o controle das formigas cortadeiras”, amparada pela Lei Estadual nº 17.494, datada de 10/01/2013. Esta lei “Institui a Semana Estadual de Combate às Formigas Cortadeiras a ser promovida no Estado do Paraná na segunda Semana de Julho”.
É importante que a população seja incentivada e orientada a realizar o controle das formigas, antes que os prejuízos comecem a ser maiores e se perca o controle da situação, nos últimos anos a proliferação das cortadeiras tem assustado, além das pastagens, atacam frutíferas, cafezais, roseiras e todo tipo de árvores e folhagens. Numa noite, dependendo do tamanho do formigueiro, elas cortam uma árvore inteira, além de comprometerem as galerias e as fundações das casas, isso sem contar que já se começa a pensar em danos econômicos em culturas significativas, justificando um plano de combate efetivo e permanente.
Visando apoiar a campanha estadual e orientar a sociedade local no período de 10 a 13 de agosto de 2018 a Sociedade Rural de Goioerê, em parceria com a Secretária de Agricultura do Munícipio e Instituto Emater, apresentaram um formigão gigante de 2,70 m de comprimento com objetivo de chamar a atenção das Lideranças, Técnicos, produtores e público em geral para o grande problema que a formiga Saúva vem provocando em nosso Estado.
Durante a Exposição os Técnicos do Instituto da Emater com apoio dos alunos do 5º ano do curso de Agronomia da Universidade Integrado do Município de Campo Mourão explicaram aos visitantes a importância dessa praga que vem aumentando com o passar dos anos, durante os quatro dias de exposição estimasse que passaram pelo estande mais de 2500 pessoas, entre lideranças, agricultores e público em geral.