A partir desta quinta-feira, 16, a propaganda eleitoral passa a ser permitida para a disputa de primeiro turno nas eleições 2018. Os candidatos terão até 6 de outubro para apresentar suas propostas políticas de formas variadas. A disputa ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.
A partir desta data, passam a ser permitidos Passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.A campanha foi reduzida de 90 para 45 dias. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV terá início somente a partir do dia 31 de agosto até dia 4 de outubro, ou seja, até três dias antes do pleito.
Para o pleito deste ano, houve importante flexibilização quanto à veiculação de propaganda paga na internet. Ainda que a modalidade continue sendo considerada ilícita, inovações legislativas viabilizaram a possibilidade de pagamento para o impulsionamento de conteúdos no Facebook e no Instagram, desde que, identificados de forma explícita e contratados exclusivamente por partidos, coligações, candidatos e seus representantes.