A equipe do Nasf em parceria com a equipe da Unidade de Saúde da Vila Candeias e secretaria de Saúde, realizou quinta-feira, 23, mais uma reunião com gestantes para alertar da importância do aleitamento materno. A reunião foi realizada no CTA do Jardim Curitiba e atendeu gestantes e mães da Vila Candeias.
A ação faz parte da Campanha Agosto Dourado que tem como tema “Amamentação: a base da vida” e chama a atenção das gestantes e mães de bebês para a importância vital da amamentação. Com ela, os filhos adquirem anticorpos, imunização, estimulação do intestino o que evita a icterícia além de conter todas as vitaminas necessárias para o bebê, sem contar o forte vínculo afetivo que cria com o filho.
Além destas orientações, a equipe do Nasf orienta as mães que param de amamentar quando as crianças apresentam alergia a proteína do leite. As profissionais explicam que as mães não precisam parar a amamentação, ma sim mudar os hábitos alimentares retirando os alimentos que fazem mal.
Outra conscientização é para o tempo que necessitam para fazer a amamentação e o apoio da família. “Existem casos de mães que param de amamentar porque não conseguem cuidar da casa e dos filhos. Os pais e toda família precisam entender e ajudar neste momento” -comenta Lilian Sestak, que integra o Nasf.
Também foram abordados sobre as posições correta da mãe e do bebê para amamentar, pega correta do mamilo e como tratar de fissuras se ocorrer, e que tipos de alimentação da mãe pode interferir para que os bebês tenham cólicas e gazes
Em Goioerê existem cerca de 180 gestantes que estão recebendo acompanhamento nas Unidades de Saúdes e a campanha Agosto Dourado está com palestras em vários locais para atingir este público.