Com o tema “Ética nas Redes Sociais” o aluno João Pedro Leal, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Vicente Leporace, de Boa Esperança, criou o Projeto de Lei propondo mecanismos que evite que situações do cotidiano sejam divulgadas sem os devidos cuidados nas redes sociais. A proposta é conscientizar as pessoas, sobretudo os jovens, sobre a exposição frequente de fotos e vídeos nestes meios de comunicação.
O projeto é uma ação do programa “Geração Atitude 2018”, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Ministério Público e apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.
O aluno João Pedro foi coordenado e orientado pela professora de Filosofia, Mara Cristina Garofalo e ambos participarão de 19 a 23 de novembro de uma viagem à Curitiba onde além de conhecerem alguns pontos turísticos, visitarão a Assembleia Legislativa, Ministério Público entre outros locais, juntamente com os 32 selecionados no Paraná.
O programa visa promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente e o papel das instituições.
O aluno João Pedro comenta que quando foi criar o Projeto de Lei, pensou na importância de que as pessoas tenham uma atitude ética nas redes sociais. “Não se pode divulgar, por exemplo, um acidente grave. As pessoas já filmam, tiram fotos e vão espalhando, mandam para todo mundo nas redes sociais. Isso é muito ruim, porque chega na família ou envolve os amigos” – explica.
PROJETO. A proposta é que uma série de atividades extracurriculares sejam desenvolvidas, no sistema público e privado de ensino, com esclarecimentos sobre as consequências e responsabilidades pelos atos praticados com o uso da internet.
Além de debates, seminários, relatórios de pesquisa e leituras, o programa prevê também campanhas institucionais com advertências aos estudantes sobre os limites que precisam ser respeitados pelos usuários da internet.