Na manhã desta terça-feira, 30, um grupo de empresários instalados na quadra da avenida Daniel Portela entre as avenida Francisco Scarpari e Moisés Lupion, que envolve a Praça Luigi Depaoli, que lideram o projeto para remodelação daquela praça, esteve reunido com o prefeito Pedro Coelho quando apresentaram o esboço do projeto arquitetônico que tem o apoio do prefeito.
A obra deverá ser executa com recursos de emenda do deputado Hermes “Frangão” Parcianello, que anunciou durante a reunião que os recursos devem ser liberados, se cumpridos todos os prazos, a partir do segundo semestre de 2019. Os recursos serão viabilizados junto ao Ministério do Turismo, a fundo perdido.
O projeto está sendo elaborado há cerca de três meses, e é fruto de uma antiga reivindicação dos empresários daquele local que questionam a falta de estacionamento para clientes, uma vez que o excesso de quiosques instalados na calçada daquela praça tomaram o espaço do estacionamento.
Outra situação é em relação a poluição visual que toma conta da Praça que no passado já foi cartão postal de Goioerê e hoje está tomado pelos lanches e quiosques que se instalaram no entorno da praça.
Segundo o empresário Devanir Silvério, o projeto poderá até gerar alguns contratempos, já que algumas árvores deverão ser removidas da Praça, mas que a comissão se compromete em replantá-las em algum espaço da cidade dentro da consciência ambiental. “Poderão surgir críticas mas que depois da praça toda remodelada, se tornará um ponto de visita para quem visitar Goioerê”.
EMENDA DO FRANGÃO
Além dos empresários, lideram o movimento José Lopes Rodrigues que fez a intermediação com o deputado “Frangão” juntamente com as lideranças do MDB, João Ferracioli e Severino Cabral. Inicialmente o deputado “Frangão” havia assumido compromisso de trabalhar com uma emenda de cerca de R$ 600 mil.
Tão logo o prefeito Pedro Coelho tomou conhecimento da mobilização o projeto de remodelação da Praça Luigi Depaoli, deu total apoio, inclusive com a contrapartida e a execução do projeto pela equipe da Secretaria de Planejamento.
CICLOVIA
Durante a reunião diversos aspectos do projeto foram discutidos. O prefeito Pedro Coelho sugeriu que a ciclovia que será contemplada projeto, no entorno da praça, se estenda pelo prolongamento da avenida Daniel Portela, até a Praça da Rodoviária.
CONTATO COM FRANGÃO
Durante a reunião, a comissão manteve contato com o deputado “Frangão” que reassumiu o compromisso em apoiar o projeto e prontamente atendeu pleito do prefeito Pedro Coelho em aumentar o recurso para R$ 1 milhão para que a obra pudesse ser executada em sua totalidade.
O prefeito enalteceu o apoio do deputado “Frangão” dizendo que a Praça Padre Luigi Depaoli é uma referência para Goioerê e com a remodelação voltará a ser o ponto de encontro da família goioerense.
PROJETO DE REMODELAÇÃO
Conforme o projeto, a Praça Padre Luigi Depaoli será totalmente remodelada, preservando-se a fonte luminosa, que será restaurada. ESTACIONAMENTO. O estacionamento contemplará 18 vagas que será construído dentro da praça, onde hoje está localizado o parque infantil, envolvendo toda rua que faz frente com a Igreja Matriz, entre a esquina da Daniel Portela e a Bento Munhoz da Rocha Neto.
Área que servirá para eventos, evitando que as ruas sejam impedidas, inclusive para a Festa do Milho onde toda a estrutura de barracas ficaria naquele local, assim como os demais eventos.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO. O projeto contempla uma área de alimentação que será instalada no interior da praça, com quiosques, mesas e cadeiras padronizadas.
CICLOVIA E PISTA DE CAMINHADA. Todo o entorno da Praça receberá uma ciclovia e pista de caminhada, ficando proibido a instalação de quiosques e estacionamento de veículos.
MINI PALCO. Segundo a comissão, visando com que a praça se torne um local para realização de eventos, será instalado um mini palco com alguns lances de escadas para que apresentações possam ocorrer com um mínimo de estrutura.
OUTROS ESPAÇOS. O parque infantil será remanejado e continuará na praça, assim como o Ponto de Táxi e a área de convivência dos idosos, que serão mantidos, mas em outro espaço dentro da praça.