Goioerê, igualmente os municípios da 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão, realizará de 5 a 10 de novembro a campanha de multivacinação, especialmente contra HPV (Vírus do Papiloma Humano) e “Meningo C”. A Secretaria de Saúde alerta aos pais que ainda não estão com a declaração de vacinação dos filhos, visando as matrículas nas escolas, devem aproveitar para colocar as vacinas em dia e assim receber a declaração, que a partir deste ano é obrigatória no ato da matrícula escolar.
A vacinação contra HPV e Meningo C tem como público alvo crianças de 9 a 14 anos. Segundo a secretária de Saúde, Mônica Sousa, a dificuldade dos pais levarem os filhos para serem vacinados contra HPV é que muitos confundem a vacina com a vida sexual do filho. Ela explica que a vacina contra HPV não tem nada a ver com a vida sexual do adolescente, mas é uma prevenção para quando for iniciar a vida sexual.
De acordo com a enfermeira Lilian, nos últimos anos tem se observado um desinteresse pela vacinação, e é uma conduto que não só coloca em risco a vida da criança como de toda população.
DIA “D” 10. No dia 10 de novembro, um sábado, será o “Dia D” quando as Unidades de Saúde de Goioerê irá atender e horário especial, das 7:30 às 17 horas para realizar as vacinas e fornecer a declaração aos pais.