O primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também será o primeiro dia do horário de verão, que neste ano foi adiado por causa das eleições e começará no domingo (4). O relógio deverá ser adiantado em uma hora em relação ao horário normal. O horário de verão ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.
PRIMEIRO DIA DO ENEM
As provas desse primeiro dia são de Linguagem, Ciências Humanas e a Redação, todas as três demandam uma carga de leitura muito grande, se comparada ao próximo dia de exame, domingo (11), quando serão feitas as provas de Ciências Biológicas e Matemática. Por isso, se o candidato dormir mal, correr para não perder o horário ou chegar em cima da hora, o nervosismo e a ansiedade podem ser grandes e aumentar as distrações na hora da prova.
O preparo para o horário de verão deve ser feito por estudantes de todo o país, isso porque a aplicação do Enem segue o horário de Brasília que terá o fuso modificado. Em nota, o MEC (Ministério da Educação) informou que os estudantes deverão “redobrar a atenção sobre o horário de verão, que será rigorosamente cumprido”.
Confira as dicas:
Atenção à chegada do horário de verão
Neste ano, o horário de verão terá início às 00h (horário de Brasília) do dia 04 de novembro, coincidindo com a data do primeiro dia do exame. É necessário que os candidatos que moram nos estados que haverá essa mudança se atentem ao ajuste de 1 hora de antecedência dos relógios para que cheguem ao local de prova antes que os portões se fechem.
Cartão de Confirmação
É essencial checar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição do Enem. É possível imprimir ou conferir no site do exame. Levá-lo não é obrigatório, porém é recomendável que o candidato leve para eventuais consultas.
Documento de Identificação
O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. Os documentos aceitos são carteira de identidade (RG), de motorista (CNH), o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, crachás e documentos ilegíveis não serão aceitos.
Proibido o uso de lápis e borracha
O ENEM só permite o uso de canetas esferográficas de cor preta e material transparente, então para que você possa realizar o exame com tranquilidade, leve duas. Se uma falhar, você não enfrentará problemas.
Celular e outros itens tecnológicos não permitidos
O uso de celular é estritamente proibido durante a prova, assim como o de relógio, inclusive o analógico. Se você não puder deixá-los em casa, no local de prova, os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.
Saia cedo de casa
Faça o percurso da sua casa até o local da prova, pelo menos uma vez antes do dia oficial para calcular quanto tempo leva para chegar. No dia do exame, saia mais cedo de casa, com certa folga no horário, para o caso de ocorrer algum imprevisto. Se você sequer chegou a visitar o local de prova e não tem muita noção de quanto tempo leva até o lugar, tente estimar o percurso em algum aplicativo que traça rotas.
Alimente-se bem antes de sair de casa e ao retornar
As provas são longas e é fundamental que o candidato esteja preparado não só mentalmente, como fisicamente para o exame. Mas não se preocupe, também é possível levar alimentos para serem consumidos durante a prova.