A futura secretária de Agricultura, Viviane Kffuri deu inicio nesta semana ao projeto de revitalização da arborização dos espaços públicos de Goioerê, que contempla um projeto maior que será executado em toda a cidade, envolvendo a arborização urbana de Goioerê.
O trabalho foi iniciado com o plantio de 20 árvores na sede do Polo da UAB, na manhã desta sexta-fira, 30, atendendo pedido da diretora do Polo, Angela Martini que solicitou o plantio de árvores e da jardinagem do espaço. Segundo Viviane, a expectativa é que até abril de 2019 a cidade ganhe um novo visual, muito mais arborizada.
NOVO PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA
Dentro desta proposta de revitalização da arborização de Goioerê, foi iniciado nesta semana um trabalho que vai atender uma exigência do Ministério Público, que desde 2016 vem cobrando da administração municipal um projeto para resolver problemas sérios em Goioerê, de ruas com pouca arborização, já que no passado ocorreram podas e erradicação de árvores de forma indiscriminada, além do problema de árvores muitos velhas e até incorretas plantadas em espaços públicos e privados, deixando a população desprovida de sombras, e até comprometendo a qualidade do ar de Goioerê, deixando um clima mais seco e muito quente.
PROJETO REPROVADO. Segundo a equipe da Secretaria de Agricultura, o projeto executado pela Fundação Universitária (Fadct), em 2016, foi reprovado por não cumprir algumas exigências,entre elas o mapeamento da cidade, além do projeto apresentado não estar de acordo com a realidade do município. E, diante disso o Ministério Público solicitou novo projeto.
IFPR VAI REALIZAR LEVANTAMENTO. A reunião contou com a presença do professor Ricardo Piveta e da professora Aparecida Lustosa, do campus avançado do IFPR de Goioerê, e a equipe da Secretaria de Agricultura. O IFPR será responsável por fazer o levantamento das espécies de árvores, ou seja, um inventário das árvores de Goioerê, para então realizar o projeto de arborização.