Reativado em abril último, o novo presidente do Comad – Conselho Municipal Antidrogas, o pastor Uzier Franco do Paraizo, reuniu a diretoria nessa semana quando discutiram a definição das políticas públicas de prevenção e combate às drogas em Goioerê. Outro tema da reunião foi a necessidade de reativar a Patrulha Escolar.
A promotora Ana Cristina Teixeira de Araujo participou da reuniu que foi realizada na sala de reuniões do Cras.
O presidente Uzier Paraizo destaca que na reunião ficou estabelecido que o Comad quer trabalhar com ações praticas e, para isso precisa do apoio das Polícias Militar e Civil, Conselho de Segurança e do Ministério Público para dar suporte e credibilidade ao Conselho.
Na reunião ficou decidido a necessidade de elaborar políticas públicas de prevenção e combate às drogas que caminhem de forma integrada com as demais secretarias da Prefeitura. “Queremos fazer do Comad um órgão de defesa da comunidade” – destacou o pastor Uzier.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES. A primeira ação voltada a elaboração das politicas pública, será se reunir com os presidentes de Associações de Moradores para que participem efetivamente do Conselho. “Quem conhece de perto a realidade de cada bairro são os seus representantes. Precisamos identificar quais são esses problemas para definir as ações de prevenção e combate às drogas” – destacou o presidente do Comad.
PATRULHA ESCOLAR. A reunião acontecerá no dia 4 de julho na sala de júri do Forum, onde além de continuar o trabalho visando a elaboração das políticas públicas, será elaborado um documento solicitando junto ao Batalhão da Patrulha Escolar, em Curitiba, a reativação da Patrulha Escolar em Goioerê. Um tema que foi muito discutido na reunião. E segundo Uzier, já havia conversado com o Capitão Alexandre da 2ª Cia que explicou que a paralisação da Patrulha Escolar foi motivada pela falta de efetivo, uma vez que um dos policiais (Soldado Lourival)se aposentou e outro por motivo de doença só realiza trabalho interno. Com isso a viatura da Patrulha Escolar foi emprestada para o Batalhão de Campo Mourão.
PREVENÇÃO EM CASA. Ainda de acordo com o presidente Uzier, são muitas as ações para se trabalhar com algumas delas já definidas. No entanto, o Comad está se reestruturando. Entre as ações que pretende trabalhar envolve a família, e para isso irá atuar junto com as APMFs das escolas. “A prevenção deve começar dentro de casa e depois na escola. Por isso precisamos chegar até os pais e vamos atuar nessa frente de prevenção, para que os pais possam entender que drogas não são só as ilícitas, mas também as licitas, que na maioria das vezes é por onde os filhos começam” –ressalta o presidente do Comad.
- 181. Para o pastor Uzier Paraizo a população precisa confiar naquilo que tema disposição para sua defesa. E neste sentido o Comad pretende fazer um trabalho de divulgação do Disk Denúncia 181. “Precisamos torná-lo eficiente para se tornar uma ferramenta no combate às drogas em Goioerê” – finalizou o presidente do Comad.
A Promotora Ana Cristina participou da reunião do Comad