A Emater promove na próxima quarta-feira, 29, reunião técnica sobre a olericultura, através do sistema de hidroponia.
O encontro será aberto para produtores de Goioerê, Quarto Centenário e Janiópolis interessados em conhecer a hidroponia . A engenheira agrônoma da Emater, Silmara Scheiffer explica que a reunião vai atender solicitação de produtores que querem conhecer o sistema de hidroponia para implantar em suas propriedades.
Silmara explica que na reunião diversos aspectos do sistema serão discutidos como a diminuição da necessidade de mão-de-obra, a redução de agrotóxico e o mercado.
A palestras serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Rafael, da empresa Irriga Forte, de Marialva, e da equipe de técnicos da Regional da Emater de Campo Mourão especializadas em olericultura.
A reunião será realizada na sala d ereunião da Prefeitura, a partir das 13:30 horas. A parte prática será realizada na propriedade do produtor Márcio Daniel Nemeister, da Agrovila de Goioerê que trabalha com estufa hidropônica.
OPÇÃO ACERTADA
Há cerca de um ano e meio o casal de feirantes Marcio/Thais Neimester estão trabalhando com o sistema de estufa hidropônica em sua propriedade na Agrovila em Goioerê.A produção iniciou alface, rúcula, almeirão e chicóra.
Em reportagem realizada pela Tribuna em maio de 2015, a feirante Thais comentava que a hidroponia é trabalhosa, mas agrega valor com um produto de melhor qualidade. Ela destacou também a economia que o sistema estava trazendo para o casal, explicando que na produção convencional o casal gastava 20 mil litros de água por dia, e, através da hidroponia o gasto chega a 3 mil litros/semana.