Golpes através da internet não é nenhuma novidade. No entanto, os golpistas estão cada vez mais espertos. E é cada vez maior o número de vítimas dos cibercriminosos todos os dias. Por falta de informação ou por distração e mesmo ganancia, internautas são vítimas de esquemas, que podem roubar desde informações pessoais e dados bancários.
E foi por distração que uma pessoa de Quarto Centenário procurou a Polícia Militar para denunciar que foi vítima de um golpe pela internet. Ele teria colocado a venda uma moto Biz através de um aplicativo da internet.
Uma pessoa fez contato com ele acertando a compra da Biz através de uma segunda pessoa que se dizia ser o corretor do negócio.
Acertado os detalhes, o comprador se comprometeu a enviar o dinheiro através de uma ordem de pagamento na conta do corretor. Prontamente o vendedor (vítima) checou todas todas as informações pessoais e comerciais, tanto do comprador como do corretor.
ENTREGA. Um dia após o acerto da venda da moto, uma pessoa com uma camioneta Saveiro, de cor branca, foi até Quarto Centenário buscar a moto. O vendedor e a pessoa que foi buscar o veículo foram até o Cartório onde foi feita a transferência da moto, tudo dentro da legalidade, sem contar que o elemento apresentou um depósito bancário no valor do negócio.
No entanto, o vendedor foi surpreendido após entregar a moto. O valor da ordem de pagamento não havia caído na conta até o horário do expediente bancário. O vendedor manteve contato com o comprador e com o corretor. No entanto, não obteve sucesso. O telefone não mais fazia contato com o comprador e o corretor. Só depois percebeu que o depósito foi feito no caixa eletrônico, com todos os dados da vítima mais sem o dinheiro, o envelope era vazio.
E, diante da situação, e, percebendo que tinha sido vítima do golpe cibercriminoso procurou a polícia na tentativa de recuperar a moto, o que sem dúvida nenhuma será algo muito difícil.