O governador Ratinho Junior, em entrevista ao Paraná Portal, determinou ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mineropar, Copel e Sanepar, que façam imediatamente um levantamento sobre o número de barragens existentes no Paraná e como são monitoradas.
São barragens para a geração de energia, captação de água e até mesmo açudes para criação de peixes e pequenos reservatórios na área rural. O governador não quer ser responsabilizado por negligência em caso do rompimento de uma dessas barragens e, solicitou urgência e quer o relatório ainda nesta segunda-feira, 28.
A decisão do governador Ratinho Junior se deve ao relatório mais recente sobre a segurança de barragens, elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que aponta que o Paraná tem pessoal insuficiente para atuação em fiscalizações de segurança. No Relatório de Segurança de Barragens (RSB) 2017, a equipe paranaense responsável pela atividade tem quatro integrantes para dar conta de quase 400 estruturas de represamento de cursos d’águas. Os dados são do próprio órgão fiscalizador no estado, o Instituto das Águas do Paraná (AGUASPARANÁ), e demonstram cenário de déficit de pessoal: para suas 394 barragens cadastradas, o estado deveria ter mais que o dobro de pessoal.”
Leia matéria completa no link: https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/fiscalizacao-de-barragens-e-insuficiente-no-parana-aponta-agencia-nacional-de-aguas-ckvxrewo72qv12yh04uj1fepi/