Os vestibulares da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, passarão a ter um dia a menos de duração e mais tempo para a realização das provas. As mudanças foram aprovadas na quarta-feira (20) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).
Até o Vestibular de Verão 2018, os processos seletivos tinham três dias de duração – com quatro horas cada para as provas.
No Vestibular de Inverno 2019, a seleção será feita em dois dias, com até cinco horas para os candidatos responderem as questões.
Outra mudança é que as provas serão realizadas no período da tarde, em vez da manhã. No primeiro dia de vestibular haverá a prova de conhecimentos gerais, com 40 questões, e a redação.
No segundo dia, serão aplicadas as provas objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira, literatura e conhecimentos específicos, somando 50 questões.
O Vestibular de Inverno 2019 ocorrerá nos dias 14 e 15 de julho. As inscrições, pela internet, serão aceitas de 8 de abril a 8 de maio.
Conforme a universidade, as mudanças buscam aumentar a participação de candidatos no processo, reduzir custos de logística e permitir maior alinhamento com outros processos de ingresso em cursos de graduação no país.
No primeiro dia do Vestibular, os candidatos farão as provas de Conhecimentos Gerais (40 questões objetivas interdisciplinares) e de Redação.