Foi lançada nesta quarta-feira, 6, a Campanha da Fraternidade (CF) 2019. Com o tema deste ano é a “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, a Igreja Católica pretende incentivar a participação popular dos fiéis em todo o País em conselhos municipais e estaduais, associações e projetos que busquem assegurar o acesso a direitos básicos como saúde, educação e moradia. Em Goioerê a abertura aconteceu às 7:00 horas com uma Missa, que prosseguiu às 15:00 horas e continua às 19:30 horas com a realização de missas.
A abertura da Campanha da Fraternidade marca o início da Quaresma, período de 40 dias que separam o Carnaval e a Páscoa, durante o qual fiéis de igrejas católicas fazem penitências, orações e reflexões. O período também é marcado como tempo de conversão de não cristãos em seguidores de Jesus Cristo.
POLÍTICAS PÚBLICAS. Durante a Campanha da Fraternidade, que será desenvolvida no período quaresmal, a Igreja Católica buscará neste ano chamar a atenção dos fiéis a necessidade de se envolverem em ações e programas desenvolvidos pelo Estado e pelo município que assegure os direitos fundamentais da população, especificamente dos mais pobres.
“Nesta Camapanha da Fraternidade a Igreja no Brasil pretende estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da palavra de Deus e da doutrina social para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”, diz a CNBB. “Em 2019, a Conferência convida todos a percorrer o caminho da participação na formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis como forma de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro”, conclui.
Missa de Cinzas em Goioerê
Nas Igrejas Católicas de Goioerê, a Missa de Cinzas tiveram inicio às 7:00 horas desta quarta-feira na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, que repetiu a cerimônia eucarística às 15:00 horas, e, às 19:30 horas igualmente será celebrada a Missa de Cinzas.
Perpétuo Socorro: Na Paróquia Perpétuo Socorro, o Padre Aédio celebra a Missa de Cinzas às 20:30 horas.
Universitário: Às 19:30 horas desta quarta-feira o padre Aédio celebra Missa de Cinzas na capela de São João Sebastião, no Jardim Universitário.
Cristo Redentor: Às 19:30 horas o padre José Gonçalves celebra a Missa de Cinza na Igreja do Cristo Redentor, no Jardim Curitiba.
Significado de Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã.
A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.