Publicidade
Publicidade

Notícias / Política “Operação Respeito” prende 250 pessoas em crimes contra mulheres no Paraná

sexta-feira, 8 março de 2019.

Dezenas de homens foram presos por crime contra a mulher no Paraná

     A Operação “Respeito” deflagrada em todo o Paraná entre o último sábado, dia 2, e a sexta-feira, 8, prendeu mais de 250 envolvidos com crimes praticados contra a mulher.

     Em coletiva de imprensa, o delegado conselheiro da Polícia do Paraná, Dr. Alexandre Macorin, aponta que uma força tarefa com 250 policiais civis foi montada para combater tais crimes. Em Cascavel, até o momento, foram 12 pessoas presas em flagrante.

     As prisões foram realizadas em blocos de Carnaval e também em casas noturnas. A data foi escolhida justamente porque o Carnaval é uma data onde o consumo de bebidas alcoólicas é muito maior que o normal, e com isso, os crimes contra mulheres aumentam. Além disso, após Carnaval tem o 8 de Março – dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

     Os casos de violência contra mulher crescem significativamente em todo o Brasil e por isso as forças de segurança criam mecanismos deter os criminosos. Em Cascavel, só neste ano, uma mulher foi morta pelo companheiro e outras três foram vítimas de agressões graves – no região da 15ª SDP, outros dois crimes foram praticados contra mulheres.

     A delegada responsável pela Delegacia de Homicídios, Dr. Raissa Scariotti, apontou a similaridade entre os feminicídios registrados entre 2017 e 2018. “Eu avalie caso a caso e é preciso destacar que na maioria deles, as vítimas foram mortas ou na casa em que moravam, ou em locais onde frequentavam, ou seja, o agressor tinha algum vínculo com a vítima. Além disso, é nítido que quase todas elas disseram aos companheiros que tinham o desejo da separação” descreve.

     Barbara Strapasson pede para que as mulheres não tenham medo de denunciar casos de abusos, agressões físicas e psicológicas. “Nós temos a Patrulha da Penha – desempenhada pela Polícia Militar, que ajuda a proteger nossas mulheres. E em caso de necessidade são abrigadas em uma casa de apoio”, informa.

     A cidade de Cascavel foi escolhida como base da operação, porque a Delegacia da Mulher é chefiada por uma mulher, Dr. Barbara Strapasson.

CAMPANHA

     A Delegacia da Mulher de Cascavel realiza uma campanha para incentivar as mulheres que sofrem abusos para denunciar. Panfletos e cartazes serão colocar e distribuídos em locais estratégicos com informações. O número para denúncias é o 180, 182 e 190.

Comentarios