“Nós somos Goioerê. Goioerê é a nossa casa. Se não temos lixo na nossa casa, porque deixar o lixo na cidade” – foi o questionamento feito pelo Promotor da Comarca de Goioerê, José Paulo Montesino Gomes da Silva no importante evento realizado na noite de terça-feira,12, no auditório da Associação Comercial quando lideranças de vários setores e comunidade debateram sobre o meio ambiente em Goioerê e a responsabilidade da comunidade para um ambiente mais saudável, uma cidade mais bonita e sustentável.
A fala que impactou no Seminário “Natureza Sustentável” foi a do Promotor de Justiça da Comarca de Goioerê, José Paulo Montesino Gomes da Silva que cobrou da sociedade a sua obrigação em relação a atitudes ambientalmente corretas, enfatizando que “nós somos Goioerê. Goioerê é a nossa casa. Se não temos lixo na nossa casa porque deixar o lixo na cidade”. Para o promotor, questões como separação do lixo reciclável do orgânico não deveria ser uma obrigação, mas um hábito do dia a dia.
O promotor alertou ainda que, quando a população não cumpre com a sua obrigação, o ministério público deverá adotar ações punitivas. “Infelizmente teremos que fazer dos maus exemplos pessoas com atitudes corretas” – finalizou o promotor José Paulo Montesino, afirmando que a Promotoria irá caminhar junto com a proposta lançada no seminário, visado um meio ambiente sustentável em Goioerê.
PRESENÇAS. O evento contou com a presença do prefeito Pedro Coelho, do Promotor, José Paulo Montesino, dos vereadores José Soares e Jacy da Silva, da gerente regional da Sanepar Araceli Pendiuk, do presidente do Rotary, Cleber Hilgert, do presidente da Acig, Alexandre Cândido, do diretor do campus Regional de Goioerê da UEM, Gilson Croscato, e da secretária de agricultura e meio ambiente, Viviane Kffuri, que organizou o evento e falou do tripé que envolve o meio ambiente: economia, sustentabilidade e social
LANÇAMENTO: Durante o seminário o projeto de Coleta de Óleo que será desenvolvido pela Sanepar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com alunos da rede municipal.
O projeto foi apresentado pelo gestor da Sanepar, Donizete Aparecido da Silva e pela secretária de educação, Aline Suelen, que alertaram para o perigo de óleo de cozinha que são descartados em pias, rede esgoto e meio ambiente. “Um pouquinho de cada residência, se torna um grande volume que vai contaminar rios e nascentes.
Donizete Aparecido comentou que Goioerê tem grande potencial para coletar uma grande quantidade de óleo. Aline explicou que o óleo arrecadado será destinado a secretaria de assistência social para realização de cursos com mulheres atendidas pelo Cras.
Cada escola da rede municipal receberá uma frasco onde será depositado o óleo que serão levados pelos alunos. Um concurso será realizado para estimular a entrega do óleo. Segundo Aline, a expectativa é que num curto espaço de tempo, pontos de coletas sejam instalados na cidade.
Diversas outras palestras informaram sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, como do palestrante Reginaldo Leal Blanc, da vigilância sanitária da regional saúde de Campo Mourão. Do diretor de CRG, Gilson Croscato que discorreu sobre o projeto de extensão de coleta seletiva no campus da UEM de Goioerê e integração ao trabalho ATA.
Em relação ao trabalho da Associação de Coletores, Gilson Croscato fez um balanço do trabalho da Ata em Goioerê, explicando que em 2018 a Ata recolheu 640 toneladas de material reciclado. Segundo Gilson é muito lixo doméstico misturado com o reciclado.
Encerrando a programação de palestras, o professor Ricardo Piveta fez uma explanação de como vai acontecer o diagnóstico do levantamento de árvores em Goioerê que irá definir o projeto de Arborização Urbana.
#goioerêparaofuturo
Fechando o Seminário Natureza Sustentável, a coordenação do evento lançou o projeto “Goioerê para o Futuro” marcado pela distribuição de mudas frutíferas e um ímã de geladeira com os dias da coleta do reciclável e do lixo doméstico.
Em relação as mudas, inicialmente serão distribuídas 300 mudas de árvores frutíferas. Um desafio foi lançado para todas as pessoas que pegarem as mudas, para que filmem plantio com uma mensagem que deverão ser postadas na página da facebook da Prefeitura de Goioerê com a seguinte hastag: #goioerêparaofuturo. Quem participar concorrerá ao sorteio de uma bicicleta.