Com a presença de cerca de mil pessoas – entre professores, acadêmicos e pais de alunos de escolas e colégios de municípios na região de Goioerê, aconteceu na noite de ontem quarta-feira, 27, no Goioerê Clube de Campo, a importante palestra do psicólogo, escritor e mestre em educação, Marcos Meier, “Como Educar Filhos com limites sem negligenciar no amor”.
Foi uma parceria da Sicredi Vale do Piquiri e a Secretaria Municipal de Educação de Goioerê. Destaque para as presenças de profissionais da área de educação de Moreira Sales, Mariluz, Quarto Centenário, Rancho Alegre, Janiópolis e Goioerê.
A palestra abordou questões práticas e profundas sobre o equilíbrio entre afeto e autoridade no ambiente escolar e familiar.
A abertura foi feita pela coordenadora dos Programas da Sicredi, evento entre eles “A União faz a Vida”, Cláudia Bonatti que destacou a parceria envolvendo a palestra cujo tema central voltado a família e escola.
Claudia Bonatti citou que a palestra é fruto do Programa “A União Faz a Vida”, que oportunizará formações aos profissionais da Rede Municipal, para a integração das crianças na sociedade, contribuindo através da cooperação para a construção de uma nova realidade.
PRODUNDA REFLEXÃO. Em seguida, Marcos Meier realizou profunda reflexão com o significado de Educar uma criança/adolescente. Meier exemplificou dois fatores básicos, como a educação percorrendo trilhos de um trem, como: 1° fator: transmitir diariamente afeto, carinho e atenção, sem esses itens o trem irá descarrilhar; 2° fator: a autoridade, onde o pai/mãe ou o responsável pela criança, não deve fazer o papel de ‘amiguinho’, visto que a função pai/mãe/responsável é diferente da função do filho. Dessa forma, o exercício da autoridade, irá fazer a diferença, colaborando que o filho tenha sucesso na vida, no aceitar novos desafios, no aprender obedecer leis e regras.
DESEQUILÍBRIO. Meier explica que quando há desequilíbrio entre os fatores, os problemas serão constantes. Por exemplo, os pais extremamente autoritários que não demonstram afeto ao filho, o medo constantemente é transmitido, podendo desencadear até mesmo o medo de enfrentar novos desafios; outro item que também não gera resultado, é quando os pais somente transmitem carinho e nada de autoridade, ou seja, a proteção exagerada, irá resultar em filhos mimados, na fase de infância, adolescência e adulta, demonstrando-se frágeis emocionalmente, com dificuldades de enfrentar problemas no cotidiano da vida.
AFETO E AUTORIDADE. Dessa forma, o professor Marcos Meier ressalta que a educação deve sempre estar baseada, no afeto e na autoridade, para que o filho crie laços positivos com os responsáveis, e necessariamente com o ensino deverá ser semelhante, onde “o professor é a autoridade em sala de aula e ele precisa exercer esta autoridade com serenidade, pois a autoridade ajuda na organização dos trabalhos/estudos e faz com que a aula discorra da maneira mais assertiva” finalizou o professor e Mestre em Educação Marcos Meier.
UBIRATÃ. De acordo com a representante da Sicredi, Claúdia Bonatti, para hoje, quinta-feira, 28, a palestra do professor Marcos Meier estará acontecendo na cidade de Ubiratã e vai reunir profissionais da área da educação de Ubiratã e municípios da região.
As fotos são da palestra do professor Marcos Meier