Com os números da dengue avançando no Paraná e municípios da região, Goioerê está em alerta contra a dengue. Neste sentido, a Vigilância Sanitária de Goioerê está orientando os moradores que fazem a captação da água da chuva como medida de economia, utilizando a água para lavar as calçadas e até mesmo roupa, dos riscos para a proliferação do mosquito da dengue.
Para a diretora da Vigilância Sanitária, Ana Flávia Costa, este hábito é recomendável, no entanto, deve ser feito da forma correta para evitar que estes vasilhames que acondicionam a água da chuva o que vem preocupando é a forma incorreta com que os moradores vem realizando a captação da água, tanto que a equipe de agentes de endemias tem encontrado muitas larvas dentro destes recipientes e tambores.
TELAS E CLORO. A orientação da Vigilância Sanitária é que os moradores façam a limpeza das calhas mensalmente, para eliminar as larvas e ovos depositados pelo mosquito da dengue. Também recomenda-se a colocação de telas na boca das calhas, para evitar que essas larvas e ovos desçam para os recipientes onde serão acondicionadas a água da chuva e manter o tambor fechado.
De acordo com Ana Flavia somente manter os tambores fechados não tem evitado a proliferação das larvas do mosquitos da dengue, por isso o cloro é muito importante.