(MATÉRIA ATUALIZADA)
A Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi tomada por um incêndio na tarde desta segunda-feira (15). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade e amplamente divulgada pelas redes sociais. Usuários do Twitter chegaram a publicar vídeos e fotos do incidente. Ainda não se sabe a gravidade da situação.
Segundo jornais locais, o fogo teria começado em um andaime e se espalhado pelo sótão do edifício. Vídeos demonstram, inclusive, o momento que uma torre desaba por causa do fogo.
Os bombeiros iniciaram uma grande operação para controlar as chamas, que afetam, sobretudo, a torre central da igreja. Esse é o ponto de maior visitação do templo, que recebe milhares de turistas. Segundo a agência de notícias EFE, a polícia está retirando turistas que estavam dentro da catedral.
A catedral está localizada na Île de la Cité, uma pequena ilha urbana no centro de Paris.
A prefeita da capital da França, Anne Hidalgo, classificou o incêndio como “terrível”. “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local e em estreita ligação com a Diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, escreveu no Twitter.
Considerada um dos monumentos históricos mais importantes da Europa, a Catedral de Notre-Dame passou por restauros na semana passada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter relação com as obras feitas no local.
De acordo com testemunhas, há chamas saindo das duas torres dos sinos e as paredes do edifício estão desmoronando devido à extensão das labaredas de fogo.
“Tudo está pegando fogo. Não restará nada do pináculo, que foi feito nos séculos 18 e 19. É preciso ver se o arco, que protege a catedral, vai ser impactado ou não”, declarou o porta-voz do ponto turístico, André Finot.
O presidente da França, Emmanuel Macron, também lamentou o ocorrido. “A catedral de Notre-Dame é consumida pelas chamas. Sofrimento de toda uma nação. Sentimentos por todos os católicos e todos os franceses. Como todos nossos compatriotas, estou triste de ver queimar parte de nós”, disse.
Arquitetura
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos.
Mesmo antes de terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.