O professor do campus avançado do IFPR de Goioerê, Ricardo Piveta juntamente com a secretária de Agricultura, Viviane Kffuri, estão convidando estudantes e comunidade interessada em participar como voluntário do Projeto de Pesquisa Arborização Urbana: Inventário das espécies Arbóreas de Goioerê.
O professor Ricardo Piveta explica que os alunos do segundo ano do curso técnico em informática do IFPR já realizaram a coleta de imagens no bairro Cidade Alta, quando o engenheiro ambiental, Thiago Azenha, recém contratado da Prefeitura de Goioerê, auxiliou os alunos. No entanto, o trabalho deve ser realizado em toda cidade, e demanda uma equipe maior para concluir a fase de coleta de imagens. Para isso, estão recrutando voluntários.
CERTIFICADOS PARA OS PARTICIPANTES
As pessoas interessadas e estudantes a participarem voluntariamente do projeto de pesquisa, tanto na fase de coleta de dados quanto na fase de elaboração do plano, o IFPR emitirá declaração de participação com horas de pesquisas.
A coleta das imagens das árvores vão até o final de maio, e os pesquisadores estarão uniformizados para que os moradores possam identificá-los quando estiverem na frente das casas durante a coleta de dados, fazendo registros de imagens das árvores nas calçadas.
As pessoas interessadas devem entrar em contato com Ricardo Piveta pelo telefone (44) 99943-0103.
PROJETO DE ARBORIZAÇÃO URBANA
Trata-se de um projeto protocolado no comitê de pesquisa do IFPR e conta com várias parcerias, como Secretaria Agricultura e Meio Ambiente, Alunos do PROFCIAMB-mestrado da UEM do campus de Goioerê, Sanepar, e profissionais da área de engenharia ambiental.
O objetivo é catalogar todas as espécies de árvores situadas em vias públicas e áreas de públicas, buscando viabilizar dados que subsidiem tomadas de decisão relacionadas à arborização urbana, bem como nortear a elaboração do Plano Municipal de Arborização, uma exigência do Ministério Público e que deverá ser implantado pela Administração, através do plantio de mudas de árvores nos locais apontados como necessários e as espécies apropriadas.