A última vez que brasileiros ou argentinos ficaram fora da final da Copa Libertadores de América, nossa moeda era o Cruzeiro, o presidente da república era Fernando Collor, nossa seleção era Tri Campeão da Copa do Mundo e Colo-Colo (CHI) junto com Olímpia (PAR) faziam a final daquele ano.
Em 2016 Atlético Nacional (COL) e Independiente Del Valle (EQU) vão fazer a final. Os colombianos se aproveitaram de duas arbitragens contestadas e bateram o São Paulo na cidade de São Paulo por 2 x 0 e em Medellín por 2 x 1, já os equatorianos passaram após dois triunfos sobre o Boca Juniors (ARG), 2 x 1 no Equador e 3 x 2 na temida La Bombonera na argentina.
As finais da Copa Libertadores da América assim como toda a fase decisiva da competição será disputada em dois jogos, a equipe do Atlético Nacional tem a melhor campanha da competição e faz o segundo jogo em casa, na final não existe o critério de desempate de gols marcados fora de casa, em caso de dois resultados iguais, ou vitórias dos dois times com o mesmo saldo de gol, a decisão vai para os pênaltis.