Com o tema “Semeando Sementinhas” a professora Luzinette Cainelli, está desenvolvendo com a sua turma de alunos da APAE o Programa Agrinho, que este ano está trabalhando como tema central “As Coisas que ligam o Campo e a Cidade e nosso Papel para Melhorar o Mundo”.
Com objetivo de trabalhar a conscientização sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente e praticar ações de sustentabilidade úteis ao planeta, a professora Luzinete explica que os alunos realizaram o plantio de ervas medicinais na escola, visitaram a Associação de Coletores e o Porto VI.
VISITA À ATA: Na visita à ATA, os alunos conheceram o projeto de reciclagem e a coleta seletiva do lixo como ações de desenvolvimento sustentável para a preservação e conservação do Meio Ambiente, através do plantio de duas mudas de árvore da espécie “OITI”, que os alunos da APAE plantaram na ATA, assim como o plantio de mudas de árvore nativa “Canelinha” que os alunos plantaram no Porto VI.
A professora explicou que as mudinhas de árvores plantadas hoje, já foram “Sementinhas”, e que se forem bem cuidadas, serão grandes árvores no amanhã, trazendo benefícios para todos, conscientizando os alunos sobre as questões ambientais, onde os mesmos aprenderam que a maioria dos alimentos consumidos na cidade veem do Campo.
MUSEU RURAL: Na comunidade do Porto VI os alunos conheceram o Museu Rural, onde fica exposto vários objetos antigos de utensílios agrícola. Um trabalho da família Pioneira dos vereadores Zezinho do Porto 6.
Além das visitas no campo e na cidade, o projeto está desenvolvendo uma sequência de atividades pedagógicas interdisciplinares na sala de aula, incluindo o Material Pedagógico da Coleção Agrinho 1,”.
AGRADECIMENTO. A professora Luzinette agradece a diretora, coordenadora, professores e funcionários da Apae, que de forma direta ou indiretamente estão colaborando com este projeto e as pessoas da comunidade externa, como o Viveiro de Mudas “Jardinagem Flor Arte”, que doou as mudas de árvores, aos funcionários da ATA, que receberam com muito carinho, e aos proprietários do Sítio Porto VI, Sr. José, e seus pais, a Dona Aparecida e o Sr. Antônio, que receberam os alunos com um delicioso café da tarde, com alimentos feitos no campo, como requeijão e doce de leite caseiros.