Nesta sexta-feira, dia 24, a frente fria que está sobre o Sul avança em direção ao Sudeste. Porém, os ventos que sopram em altitude e a região de baixa pressão na costa mantêm o tempo instável em toda a região Sul. As condições atmosféricas são favoráveis à formação de um tornado nas próximas 24 horas principalmente em áreas do norte do Rio Grande do Sul ao sul de Santa Catarina, além de pontos do litoral onde as rajadas de vento podem facilmente passar de 70 km/h.
“A previsibilidade de tornados é baixa, mas as condições de contraste de temperatura, ventos fortes e uma área de instabilidade intensa existem”, afirma Heloísa Pereira, meteorologista da Somar.
As instabilidades vão perder força ao longo da noite desta sexta-feira dando lugar ao frio intenso por conta da entrada de uma massa de ar de origem polar. Destaque para a chance de chuva congelada na noite nas áreas de serra como São José dos Ausentes, Urupema e São Joaquim. No sábado, dia 25, o grande destaque será o potencial para formação de geada nas áreas de serra de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além da região da Campanha gaúcha, onde as mínimas serão inferiores a 4°C.