A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa–PR), divulgou nesta quarta-feira, 29, um novo boletim informativo da Influenza (gripe). De acordo com os dados, cinco casos de Gripe A foram confirmados até o momento na região de Campo Mourão, resultando em três mortes.
Os casos confirmados são em Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (2); Juranda (1); e Moreira Sales (1).
Já as mortes foram registradas em Juranda, um idoso de 69 anos, e Campina da Lagoa e Moreira Sales, cujas vítimas tinham 36 e 44 anos, respectivamente. Da última semana para cá, a região registrou apenas mais um caso da doença.
A campanha de vacinação contra gripe segue até dia 31 e vários municípios ainda não atingiram a meta. Os grupos de risco são crianças com idade entre 6 meses a 6 anos de idade; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores da rede pública e particular; idosos com mais de 60 anos de idade; populações indígenas, doentes crônicos; e população carcerária.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos. Atualmente o balanço da campanha de vacinação contra a gripe no Paraná mostra que 69,19% do público-alvo foi imunizado.
Os sintomas da doença incluem febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. Quando há suspeita de gripe (influenza), deve-se procurar os serviços de saúde para avaliação médica o mais breve possível e iniciar o tratamento com o antiviral específico. A pessoa nunca deve se automedicar.
De acordo com o boletim, o Paraná registrou até o momento são 133 casos de Gripe A, com 37 mortes. Na semana anterior o boletim apresentava 109 casos graves confirmados de Influenza com 31 óbitos.