Com o tema “Repasses federais em educação: Transparência e controle social em municípios” as ONGs Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil realizaram nesta terça-feira, 11, em São Paulo o projeto Obra Transparente, um trabalho conjunto de controle social sobre as obras de creches e escolas do programa Proinfância do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação). Participaram do evento o prefeito Pedro Coelho e Anderson Peloi do Observatório Social de Goioerê.
O evento “Repasses federais em educação: transparência e controle social em municípios do projeto Obra Transparente” apresentou os desafios e recomendações acumuladas pelos participantes durante dois anos de monitoramento cidadão sobre obras do ProInfância.
Foi apresentado ainda um balanço da política de repasses federais para custear infraestrutura escolar, com representantes da Controladoria Geral da União, Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, Confederação Nacional dos Municípios e Ministério Público Federal.