A equipe do Projeto Cidadão do Futuro, de Quarto Centenário, acompanhado da Secretaria de Educação, e da diretora do Projeto, Darci Moreno, Alice Miyashita, estiveram em Maringá nesta sexta-feira, 14, participando da entrega do Prêmio Banco Estudantil concedido ao Projeto desenvolvido pelo Cidadão do Futuro de Quarto Centenário que foi selecionado no Prêmio Estadual de Educação Fiscal selecionado como um dos 4 melhores projetos de Educação Fiscal no Paraná resultando no recebimento de um Certificado de reconhecimento em nível estadual pelo projeto desenvolvido pela equipe do Projeto Cidadão do Futuro.
Uma conquista muito comemorada em Quarto Centenário por mais esta importante conquista alcançada pelo Projeto Cidadão do Futuro que tem sido reconhecido em nível estadual, graças ao importante trabalho desenvolvido pela administração do prefeito Reinaldo Krachinski, a equipe da Secretaria de Educação e do Projeto Cidadão do Futuro.
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Conheça o Projeto Banco Estudantil desenvolvido
pelo “Cidadãos do Futuro”
O projeto contemplado pelo Projeto Banco Estudantil – Educação Fiscal envolve dezenas de alunos do Cidadãos do Futuro, com a proposta segundo a diretora do projeto, Darci Morena, de trabalhar a educação fiscal com seus alunos, o Projeto Cidadãos do Futuro, vem desenvolvendo pela Secretaria de Educação de Quarto Centenário, desde o ano passado o Projeto Banco Estudantil. É um trabalho que vem sendo realizado com alunos do Projeto Cidadãos do Futuro, que trabalha a educação fiscal desenvolvendo neles o senso de responsabilidade e valorização, tanto dos objetos pessoais quanto do patrimônio público e também desenvolver habilidades matemáticas através do uso cotidiano por meio de cálculos como débitos, créditos, juros, porcentagem e descontos através de situações problemas, além de mostrar ao aluno a dinâmica de arrecadação que são embutidos nas mercadorias e que depois voltam em forma de serviços públicos.
Os participantes do Projeto Banco Estudantil são alunos do 1° ao 5° ano e um grupo de adolescentes, através da utilização de uma moeda fictícia, os alunos usam seu “dinheirinho” simbólico para adquirir itens nas feirinhas que são realizadas todo mês. Essas feirinhas são diversificadas e ofertam itens como brinquedos, jogos, livros, alimentação entre outros.
EXERCENDO CIDADANIA. Durante as compras, os alunos exercitam a realização de cálculos matemáticos, vivenciando situações problemas, e, exercem a cidadania quando pedem nota fiscal dos produtos adquiridos. Para conquistar o “salário” o mesmo precisa ter frequência no Projeto, realizar as atividades e ter comportamentos e hábitos responsáveis, ou seja, tudo que ele faz de positivo é revertido em bônus e da mesma forma, as falhas e faltas são revertidas em ônus, com intuito de incentivar os hábitos positivos, a tabela de bônus tem porcentagem maior que a de ônus.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Por ocasião da última feirinha, foi contemplada o tema “Alimentação Saudável”, dentro da comemoração ao “Dia Mundial da Alimentação Saudável” e através de uma parceria com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Bessani, e um grupo de produtores rurais, os alunos tiveram a oportunidade de gastar o dinheiro acumulado comprando mercadorias na Feira do Produtor Rural onde haviam produtos diversos como legumes, frutas, verduras, tapioca, pão etc.
Na abertura os alunos foram divididos por turma, sendo que cada turma era responsável em adquirir produtos para o almoço do Projeto Cidadãos do Futuro e a tarefa era adquirir os produtos necessários para a receita do Arroz Primavera. Os alunos foram acompanhados e orientados pela merendeira Rosely, sobre a escolha dos melhores produtos e as quantidades necessárias. Nesta tarefa os próprios alunos realizaram os cálculos de divisão do valor para cada turma de alunos.
Ao final da feira, os alunos ainda tiveram a oportunidade de adquirir produtos que puderam ser levados para casa. Lembrando que todos os produtos foram doados pelos feirantes.
ICMS. Após a feirinha, toda a dinâmica foi debatida em sala de aula, na qual os alunos realizaram os cálculos de arrecadação conforme porcentagem de ICMS acrescida em cada mercadoria. Assim descobriram quanto de imposto foi pago sobre o valor de cada mercadoria.
PROJETO OUSADO. A Secretária de Educação Alice Miyashita destacou essa ação como de grande importância: “É um projeto bastante ousado e amplo que trabalha não apenas a questão financeira e suas especificidades, mas tem na interdisciplinaridade seu grande desafio”.
VISÃO ECONÔMICA. Além de realizar cálculos, os alunos precisam interpretar as questões diversas, refletem diariamente sobre seus hábitos e ações, são despertados para uma visão econômica e preocupação com seu próprio futuro e precisam trabalhar em equipe. Já conseguimos observar uma grande mudança positiva em nossos alunos, tanto nas questões pedagógicas quanto nas questões comportamentais. Parabéns a todos os envolvidos por mais este importante e inovador trabalho voltado aos nossos alunos.