De acordo com informações da secretária da Junta do Serviço Militar de Goioerê, encerra nesta sexta-feira, 28, o prazo para o alistamento militar presencial de jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019. Em Goioerê o alistamento é feito Prefeitura Municipal.
Os documentos exigidos são certidão de nascimento ou identidade (RG) e comprovante de residência. O alistamento também pode ser feito pela internet, no portal alistamento.eb.mil.br. Nesse caso o prazo vai até dia 30 de junho, domingo. Quem alista-se pela internet deve possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular para o envio de informações.
A expectativa da JSM é alistar 200 jovens do município de Goioerê. Desse total, até hoje, quinta-feira, cerca de 160 haviam se alistado. “Deixar para a última hora pode gerar transtornos devido a sobrecarga do sistema, visto que o alistamento tem a mesma data para o Brasil todo” – lembra a secretária da JSM de Goioerê, Camila Rafaela.
Ela explica que quem perde o prazo de alistamento, além do pagamento de uma multa, terá que alistar-se no ano seguinte. Caso contrário fica em débito com o serviço militar, que acarreta alguns transtornos, como cancelamento do CPF, o que impede abertura de conta bancária, matrícula em instituições de ensino, inscrição em concursos públicos, entre outros.
Feito o alistamento, os inscritos deverão ficar atentos à data para retorno, geralmente até a segunda quinzena de julho, para saberem se foram convocados ou não.
A data limite para o alistamento militar presencial encerra nesta sexta-feira, 28. No entanto o alistamento pela internet pode ser realizado até domingo, dia 30 data limite para encerrar o prazo de alistamento.