A semana iniciou com alerta do chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Goioerê, Mário Claudino que se mostra preocupado com o fato de que o recadastramento biométrico, que está acontecendo na Comarca de Goioerê, envolvendo eleitores dos municípios de Goioerê, Rancho Alegre, Moreira Sales e Quarto Centenário, não estar dentro da meta.
Segundo Mário Claudino, existe um acúmulo de mais de três mil eleitores que, segundo, estimativa do TRE-PR já era para ter comparecido para revisão e não o fizeram.
NÚMEROS. Já foram recadastrados por município: Goioerê 55,2%; Moreira Sales 56,0%; Quarto Centenário 55,2%; Rancho Alegre D’Oeste 59,6%.
“O alerta é para que os eleitores não sofram pelos transtornos gerados pelas filas que deverão se formar conforme o prazo para o recadastramento, que é obrigatório, for acabando” – comenta Mário Claudino.
REQUISITOS. Para o recadastramento biométrico o eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral (localizado na Rua Guimarães Rosa, nos fundos da Câmara Municipal), onde somente o interessado pode fazer a solicitação da revisão eleitoral. Não é permitido solicitação através de procuração.
DOCUMENTOS. Para realizar o recadastramento biométrico são necessários os seguintes documentos:
- RG
- Certidão de Nascimento (se solteiro) ou certidão de casamento
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Carteira emitida pelos órgãos criados por Lei Federal controladores do exercício profissional.
- Carteira Nacional de Habilitação, inclusive digital, e mesmo que transcorrido o prazo de sua validade.
- Passaporte desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação.
- Comprovante de residência (original, digital ou cópia, em nome do eleitor emitido ou expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento.
- Na hipótese do eleitor residir com os pais ou outro familiar, deverá apresentar, juntamente com o comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco.
Poderão ser aceitos: Contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros.
Observação: A pessoa travesti ou transexual pode requerer o registro no seu nome social no título eleitoral no momento do atendimento, assim como declarar sua identidade de gênero.