Uma grande movimentação está ocorrendo desde o início da manhã desta quarta-feira, 31, na Cadeia Pública de Goioerê envolvendo a transferência de 51 presos para a Penitenciaria de Cruzeiro do Oeste.
Na próxima semana os demais presos – cerca de 70 – deverão ser transferidos para outras penitenciarias, quando a Cadeia de Goioerê começará a receber presas mulheres, dentro do projeto que vem sendo articulado já alguns meses pela Secretaria de Segurança do Estado que vai transformar a cadeia de Goioerê em um presídio feminino.
A transferência será realizada em três etapas, começando nesta quarta-feira, 31. Com as mudanças que estão ocorrendo, a Cadeia de Goioerê receberá algumas melhorias e adequações para receber As presas que serão transferidas de diversas cidades para Goioerê.
Com isso pessoas que foram presas em Goioerê permanecerão provisoriamente na carceragem que atualmente estão ocupadas pelas presas.
A proposta da Secretaria de Segurança é que as cadeias do Estado passem por esse trabalho de reclassificação para organizar o sistema carcerário em todo o Estado.
A transferência do primeiro grupo de presos de Goioerê para a PEC de Cruzeiro do Oeste está acontecendo desde o início desta quarta-feira, sob um forte esquema de segurança.
A Tribuna vinha acompanhando o processo para transformação da cadeia em Presídio Feminino, no entanto as informações não foram divulgadas por uma questão de segurança, pois se temia por uma rebelião caso os presos tivessem a informação antecipada de que seriam transferidos.