Muitas vezes tentamos encontrar uma causa para o suicídio, outras muitas vezes tentamos entender e até mesmo julgar aqueles que cometem tal ato. Acreditamos, porém, como diz Fukumitsu (2013), que o suicídio é multicausal, não podendo ser compreendido somente por uma causa e, na maioria dos casos, existe uma interação entre fatores psicológicos, psiquiátricos, econômicos, culturais, religiosos que devem ser levados em consideração.
As causas são sempre múltiplas, no entanto, há, geralmente, algo que desencadeia o ato, que faz aflorar alguma coisa que já estava no fundo e que tem relação com mais variáveis. Mas as causas são sempre subjetivas e variam de pessoa para pessoa. Alguns mitos e verdades sobre o assunto são:
Por isso, devemos acolher aqueles que sofrem e deixarmos que os profissionais adequados cuidem de encontrar as reais causas de cada indivíduo. A função da psicoterapia além de acolher a dor, é auxiliar a pessoa com ideação suicida a compreender o seu sofrimento e conseguir ressignificá-lo, a ponto de encontrar novamente o prazer em estar vivo. Essa luta é de todos nós!
Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.
Acompanhe as colunas do Instituto Urbano acessando o link: https://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano