Aproveitando a estada em Curitiba, o prefeito Pedro Coelho manteve contato com o presidente do TRE/PR, desembargador Gilberto Ferreira, quando conversaram sobre o recadastramento biométrico que está acontecendo na Comarca de Goioerê, envolvendo os municípios de Rancho Alegre, Quarto Centenário, Moreira Sales e Goioerê.
Informações do chefe do Cartório Eleitoral de Goioerê, Mário Claudino, são de que somando os quatro municípios, os percentuais da revisão Biométrica não atingem 60% dos eleitores.
Goioerê está com o menor percentual de recadastramento, com 57,6%; Quarto Centenário está em segundo lugar com 57,7%; Moreira Sales 60,7%; e Rancho Alegre D’Oeste é o município com o maior percentual de revisão, num total de 62,2% dos eleitores recadastrados.
NÃO VAI ATINGIR 100% SE A PROCURA CONTINUAR BAIXA
Segundo Mário Claudino, a média semanal de recadastramento está de 2,5% à 3%. “Restam mais 10 semanas apenas. Mantendo o ritmo que vem se registrando, atenderíamos mais 25% ou 30% e fecharíamos a revisão próximo aos 90% dos eleitores dos quatro municípios” – explica o chefe do Cartório, preocupado com os 10% dos eleitores que poderão perder o título de eleitor além dos problemas que poderão sofrer.
SANÇÕES PARA QUEM NÃO RECADASTRAR
A penalidade por parte da Justiça Eleitoral é o cancelamento do título de eleitor, que poderá ocasionar o cancelamento do CPF, pois são realizados cruzamentos constantes entre as bases de dados dos dois órgãos. Caso isso ocorra, o eleitor poderá ter transtornos com o recebimento de benefícios previdenciários, cancelamento ou suspensão de financiamentos, será impedido de matricular-se em instituições de ensino superior, entre outras sanções.
ATENDIMENTO. O Cartório Eleitoral funciona das 12 às 18 horas e para facilitar o TRE disponibiliza em seu site um local para o agendamento onde o eleitor escolhe o dia e horário que pretende fazer seu recadastramento biométrico. O eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral munido de um comprovante de residência e documento oficial com foto.