A Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê alerta a população que o Paraná, depois de 20 anos sem caso de sarampo, registrou ontem, quarta-feira, 7, um caso o que está deixando todos os municípios em estado de alerta.
O caso positivo é de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, uma senhora de 41 anos que esteve em São Paulo, onde já existem 900 casos confirmados. Outros dois casos de pessoas com suspeita de sarampo estão sendo investigados no Paraná.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, no entanto é mais grave em crianças menores de cinco anos.
Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
VACINAÇÃO. A vacinação é indicada para pessoas, dos 12 meses até 49 anos de idade. Quem tem até 29 anos deve receber duas doses para a imunização. Para a população entre 30 e 49 anos, o indicado é que recebam uma dose da vacina tríplice viral.
A vacina ela só deve ser feita em crianças de 6 meses a menores de 1 ano quando forem viajar em locais de risco. No entanto, quando a criança fizer 1 ano ela terá que tomar a vacina novamente.
PROCURAR UBS. A orientação da Secretaria de Saúde é que todas as pessoas (crianças, adolescentes e adultos) de 1 ano até 49 anos procurem a Unidade Básica de Saúde para verificar se o esquema vacinal está completo e não estando, serão vacinadas. Pessoas que não tenham carteira de vacinação, deverão receber a vacina de acordo com a idade.