Como resultado da palestra realizada durante a ExpoGoio, direcionada às mulheres ligadas ao meio rural, com o tema “Liderança Feminina e Protagonismo”, ministrada pela goioerense Fernanda Favoreto Silva, está surgindo em Goioerê o grupo “Mulheres do Agro”, que vem sendo liderada pela veterinária e produtora rural, Renata Coelho, que foi a responsável pela realização da palestra na ExpoGoio.
Renata Coelho não está sozinha, e já conta com um grupo de mulheres que abraçaram a ideia e estão se mobilizando tendo em comum o desejo de estarem atualizadas sobre assuntos que envolvam o agronegócio para poderem participar mais de perto dos negócios da família e até ajudar na administração.
“Nós mulheres precisamos estar informadas sobre todos os assuntos que envolvem o agronegócio, como mercado, produção, comercialização, novidades do setor e só teremos essas informações se participarmos de palestras, cursos, dia-de-campo e reuniões, onde na maioria das vezes os maridos produtores rurais vão sozinhos porque acaba sendo um local só para homens” – comenta Renata Favoreto, que também está frente da criação do grupo “Mulheres do Agro”.
O grupo é aberto para mulheres da área rural, profissionais da área e mulheres que se identificam com o agronegócio de Goioerê e região. A primeira reunião foi realizada no último dia 21 de agosto, na Casa do Criador com a presença de 25 mulheres que desde então estão trocando ideais e motivadas a se profissionalizarem. No entanto, o número de mulheres que estão se mobilizando já chega a 130.
Para Renata Favoreto, o grupo ´fortalece as mulheres. “Percebemos que as vezes queremos participar dos eventos com os maridos, mas desistimos porque acabamos ficando deslocados num ambiente que só tem homens” comenta ela explicando que grupo já existe um acordo, de que quando surgir qualquer evento onde uma tenha interesse de ir, pelo menos umas três que tiverem tempo, vão se disponibilizar a acompanhar.
E o primeiro evento que elas estarão enquanto Grupo, será nesta quinta-feira, 5, no Clube de Campo onde acontecerá o ciclo de palestras do projeto Caminhos da Soja. Já estão confirmadas a presença de 20 mulheres no evento.
PALESTRA. Para fortalecer a mobilização em torno da criação do grupo, já está agendado o primeiro evento, para o dia 25 de setembro, que será uma palestra de sensibilização, com a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. Na oportunidade deverá ser apresentada a diretoria provisória do grupo “Mulheres do Agro”.