Um projeto que nasceu no coração do casal Tatiane Patricia/Marcelo Paulino da Costa, moradores do bairro Vila Candeias, em Goioerê, está dando a oportunidade de alimentar famílias, que uma vez por semana podem saborear uma sopa muito rica em legumes, carne e macarrão e ainda levar para casa um pouco de frutas e verduras.
O trabalho está começando. Há dois meses o casal abriu as portas da casa para receber as dezenas de pessoas que toda sexta-feira, vai chegando aos poucos, a partir das 18:30 horas e ali encontram além de alimento, um apoio. O mesmo apoio que a família recebeu quando Marcelo ficou desempregado e graças aos amigos hoje vivem do pão que a esposa faz para vender. Nesta sexta-feira, 13, o padre José Gonçalves esteve no local para abençoar o trabalho e as famílias que estão recebendo o sopão.
São 17 famílias que estão sendo atendidas, e cerca de 70 pessoas, que se alimentam do sopão. “O sonho era pequeno, mas a necessidade das pessoas é muito maior” – comenta Marcelo que ao lado da esposa vai no mercado buscar as doações, ajuda a entregar o sopão nas casas quando a família não pode buscar e dá todo apoio que ela precisa. Além do sopão, o que sobra das doações recebidas, são separadas em sacolas e entregues conforme a necessidade de cada família..
Marcelo fala que enquanto a esposa Patricia vai distribuindo o sopão, “as pessoas vão falando das suas necessidades e a gente ajuda conforme pode. As vezes o que elas precisam é só alguém para ouvir” – conta Marcelo, que já sonha com o futuro – “no próximo ano, no inverno, quero colocar um panelão no carro à noite e sair distribuindo sopão para os andarilhos que dormem na rua” – conta.
DOAÇÕES. Patricia explica que quando sentiu o desejo de fazer este trabalho, pediu orientação de amigos que ajudaram a buscar a parceria dos supermercados, que além de permitirem que seus clientes façam doações (macarrão, óleo), os mercados destinam verduras e legumes para o sopão.
Patricia diz que o projeto, apesar do pouco tempo, já conseguiu doação de um fogão, um botijão e um freezer. No entanto ela explica que as necessidades ainda são muitas. Principalmente uma panela de pressão industrial, pois utiliza uma pequena o que torna o trabalho muito demorado, além de mais dois panelões grandes para aumentar a demanda.
Para isso criou uma vaquinha online. Quem quiser ajudar pode contribuir com qualquer valor, pois todo recurso será destinado exclusivamente ao projeto do sopão solidário. Outra forma de ajudar, é entrando em contato com o Marcelo pelo celular/watts (44) 9 9999-2321 ou ainda, pessoalmente na residência onde acontece a distribuição do sopão, às sextas-feiras, a partir das 18:30 horas, na rua Nossa Senhora de Lourdes, 295, Vila Candeias.
Se você está interessado em ajudar, saiba como na imagem abaixo: