Na manhã desta quinta-feira, 19, agentes penitenciários do Depen de Umuarama com apoio da Rotam do 25º Batalhão de Polícia Militar apreenderam na Cadeia Pública de Umuarama cerca de 600 gramas de dinamite. A ação foi deflagrada após informações de inteligência do Depen e da Polícia Civil, em conjunto com outras agências.
A denúncia apontava que os presos estariam com explosivos no interior da cadeia para detonar uma das paredes do espaço e empreender fuga. Diversas medidas de segurança foram adotadas pelo Depen em conjunto com polícias civil e militar de Umuarama, que culminaram com a apreensão do artefato explosivo na manhã desta quinta-feira.
O material explosivo foi retirado da cadeia pelos agentes e policiais e colocado em uma área externa, em um campo de futebol, e está à disposição do antibombas do Bope de Curitiba que foi acionado. Após a apreensão foi feita uma revista estrutural e transferidos os presos alvos da operação para uma penitenciária, como medida de segurança.
As investigações prosseguem e estão a cargo da Delegacia de Umuarama apurar a conduta criminosa dos presos.
O nome dos presos não será divulgado, nem como a penitenciária para onde foram transferidos, para não comprometer as investigações que estão em andamento. (O Bendito)