Com um número expressivo de pioneiros, a assembleia realizada pela Associação Goioerense dos Pioneiros, realizada na noite de quinta-feira, aprovou diversas alterações no regimento da entidade. A principal delas foi a ampliação da data, que até então definia quem eram pioneiros em Goioerê. Com a aprovação da alteração, o regimeno passa a contar com a seguinte redação: “sócios pioneiros que chegaram ou nasceram em Goioerê até o ano de 1975 e seus filhos ou parentes próximos”.
Conforme explicou a presidente da Associação, Vera Carvalho, a diretoria chegou a conclusão que já era momento de estender o ano, pois muitos goioerenses que fizeram parte da história estavam radicados a partir do ano de 1970. “Entendemos que esta será uma mudança natural no Estatuto, que deverá ocorrer de tempos em tempos. Dessa forma, os moradores ou filhos de pessoas que chegaram em Goioerê até o ano de 1975 passam a ser considerados pioneiros e precisam ser cadastrados na Associação para que fique registrado para a história do município.
Além das alterações, a assembleia contou com apresentação do grupo de dança do Projeto Viva a Vila e exposição das propostas de trabalho dessa nova diretoria que estão relacionadas abaixo.
A presidente Vera Carvalho comentou que a diretoria se voltará neste momento para a realização do Baile dos Dinossauros – DinoBaile – que acontecerá no dia 16 de novembro, cuja organização passou oficialmente para a Associação dos Pioneiros, cuja concessão foi oficializada pelo Elmar Santos, criador do grupo Dinossauros de Goioerê.
RELAÇÃO DAS PROPOSTAS DA ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS APRESENTADAS NA REUNIÃO:
1) aumentar o número de associados
2) retomar reuniões/encontros para reconhecimento de fotos antigas e de fotos doadas atualmente
3) retomar as reuniões itinerantes nas cidades vizinhas onde houver associações de pioneiros e/ou grupos que se disponham a participar desses encontros
4) promover saraus culturais de pioneiros
5) integração com a Casa da Memória para ajudar na reconstituição da história de Goioerê
6) integração com a Casa da Memória para ajudar na montagem de salas de exposições temporárias
7) promover reuniões de interesse dos pioneiros (para arrecadação de fundos; para elaborar projetos sugeridos pelos pioneiros e outros)
8) promover encontros de confraternização dos pioneiros locais e reuniões ao menos uma vez por mês
9) formação do coral dos pioneiros (ou retomada do “Pérolas”)
10) retomar as homenagens feitas pela Câmara Municipal no Dia dos Pioneiros – 21 de abril
11) resgatar o projeto inicial da Sala dos Pioneiros na Casa da Memória, onde seria o local para reuniões da Associação
12) fazer reuniões descentralizadas nas casas dos pioneiros (células menores
13) chá show
14) homenagem da associação aos pioneiros falecidos.
15) outras a serem analisadas: palestras com temas de saúde nas reuniões com os pioneiros; instituir aulas de dança e aulas de leitura; montar grupo de teatro; aulas de alongamento.
16) propor ao diretor de patrimônio da associação um resgate da história de algumas administrações da associação sobre as quais não foram encontrados registros.