Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 25, a Chefe da Agência do IBGE de Campo Mourão, Priscila Portela Balbino e o coordenador do Censo Demográfico/2020, Marcos Vinicius Vicente, pormenorizaram todos os detalhes sobre o Censo Demográfico que será realizado ao próximo ano pelo IBGE em todo o país.
PREFEITO PREOCUPADO. Já no início da reunião o prefeito Pedro Coelho expos a sua preocupação com relação a uma participação efetiva da população goioerense em relação a posição da população, uma vez que, segundo ele, é importante e necessário que a população participe de forma efetiva e receba bem os recenseadores. Pois, pois só assim, segundo ele, poderemos atingir um número de habitantes que venha a beneficiar o município de Goioerê.
ELEIÇÃO. Outra preocupação do prefeito é que o censo demográfico vai acontecer justamente no período das eleições municipais em 2020. Ou seja, de agosto/outubro de 2020, em pleno período das eleições municipais, o que segundo o prefeito, pode acabar confundindo as pessoas, uma vez, que durante o período eleitoral costumeiramente são realizadas muitas pesquisas sobre a intenção de votos dos eleitores, no mesmo período em que os recenseadores estarão fazendo a pesquisa de Campo.
IMPORTÂNCIA DO APOIO. Durante a reunião o coordenador do Censo Demográfico, Marcos Vinícius Vicente fez uma ampla explanação sobre os detalhes técnicos envolvendo a realização do Censo, quando destacou a importância dos setores representativos dos municípios se engajarem no processo censitário, envolvendo os diversos meios de divulgação para alertar a população sobre a necessidade de todos se envolverem com o censo demográfico.
Ainda segundo Marcos no início de 2020, o IBGE deverá divulgar detalhes envolvendo a contratação dos recenseadores, bem como dos técnicos censitários. Ainda segundo Marcos, em Goioerê, estará centralizado um núcleo do IBGE, que vai atender os municípios da região. Entre eles: Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste e Boa Esperança. Possivelmente vai funcionar em dependências da Prefeitura
REFORÇAR. Conforme a Chefe da Agência do IBGE de Campo Mourão, Priscila Balbino, a proposta da reunião foi reforçar a importância do Censo Demográfico para o planejamento público e privado.
Priscila Baldino salienta a importância do Censo Demográfico, que, segundo ela, servirá como base para definir o índice do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais fontes de receita dos pequenos municípios cujo critério é de acordo com o número de habitantes dos municípios.