A Paróquia Nossa Senhora das Candeias abre nesta sexta-feira, 27, a programação do Dia de Finados no cemitério de Goioerê, quando iniciarão as Novenas de Finados.
As celebrações acontecerão na capela no interior do Cemitério de Goioerê, sempre às 6 horas da manhã, nos seguintes dias: 27 e 30 de setembro. No mês de outubro serão nos dias: 7, 14, 18, 21, 25, 28 encerrando no dia 1º de novembro.
Os católicos, e mesmo pessoas de outras religiões, que mantêm sepultados entes queridos no cemitério poderão participar das novenas que antecedem ao Dia de Finados, que cairá na em um sábado.
O Dia de Finados foi instituído no ano 998 DC por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos.
Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o Dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
No Brasil, o costume de rezar pelos mortos nesse dia, foi trazido pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.