Foi encerrado no início da tarde desta sexta-feira, 27, o curso de cuca alemã, uma ação do Programa Campo Forte e Empreendedor (CAFE) que dentre os vários objetivos, está a qualificação do homem e da mulher do campo.
Um programa que tem na coordenação a Associação Comercial e Empresarial de Goioerê, Secretaria Municipal e Agricultura, Emater e IFPR. Para a realização do curso foram parceiros o Sindicato Rural, Copacol e Supermercado Paraná.
CUCA ALEMÃ. O curso foi ministrado pela confeiteira de Maripá, Wonni Fetsch e contou com a participação de 20 mulheres representando diversas comunidades rurais do município que aprenderam a produzir a genuína cuca alemã, nos sabores de morango, abacaxi, maçã, chocolate, banana e laranja.
A secretária de Agricultura, Viviane Kffuri explica que a partir de agora as mulheres vão se aperfeiçoar em casa para que possam vender. “Cada uma vai descobrindo sua aptidão para que possa comercializar sua produção na cidade” – explica Viviane.
E a empolgação do grupo de mulheres com curso foi tanto, que já agendaram um novo curso, desta vez de bolacha caseira. Será no próximo dia 13 de novembro, com o mesmo grupo, e será ministrado pela mesma instrutora, Wonni Fetsch, que adiantou que ensinará as mulheres a fazer bolacha champanhe, bolacha para pintar, bolacha de manteiga, coco e amendoim.
CAFE. O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Alexandre Cândido recentemente apresentou o Programa Campo Forte de Empreendedor (CAFE ), que está em fase de planejamento e que vem para ajudar o pequeno produtor a se profissionalizar e empreender.
O programa será lançado assim que for concluído o diagnóstico que será realizado pelo IFPR, junto as propriedades rurais do município, para conhecer o que produzem, o que comercializam, onde vendem e quais as potencialidades.