Para comemorar o número expressivo de cirurgias realizadas no mês de setembro, o Provedor do Hospital Santa Casa de Goioerê, Gerson de Brito reuniu o prefeito Pedro Coelho, a secretária de Saúde, Regina Cruz, a equipe médica do hospital, a imprensa entre outras lideranças , para anunciar o número recorde de cirurgias realizadas no último mês, considerada pelo provedor, Gerson, como resultado surpreendente na história da Santa Casa.
Foram realizadas 128 cirurgias, sendo que 51 crianças nasceram no mês de setembro. “É um momento para comemorar e ao mesmo tempo para refletir sobre a responsabilidade do hospital” – comentou afirmando que a melhor noticia é constatar que a Santa Casa tem condições de realizar muito mais cirurgias, pois dispõe de profissionais, equipamentos e equipe, tornando-se um referência, comentou ao anunciar os números. “O centro cirúrgico é o coração da Santa Casa” – destacou Gerson de Brito.
O prefeito Pedro Coelho hipotecou total apoio a Santa Casa, ressaltando que mesmo com as dificuldades, tem investido recursos próprios nas Unidades de Saúde do município para que a Santa Casa possa ser contemplada com recursos de emendas parlamentares.
MUTIRÃO. Grande parte das cirurgias realizadas em setembro, foram frutos do mutirão que a Santa Casa realizou, na área de ortopedia e cirurgias de rins, na tentativa de desafogar a fila de espera.
CREDENCIAMENTO DO SAS. O provedor Gerson de Brito também anunciou o credenciamento da Santa Casa ao SAS do Cemil de Umuarama. “A partir d 1º de Novembro servidores do Estado serão atendidos na Santa Casa” – explicou Gerson, ressaltando que estes atendimentos são exclusivos para consultas. Casos de especialidades continuam sendo atendidos em Umuarama.
UTI. Em relação a UTI, Gerson acredita que entre em funcionamento em fevereiro/março do próximo ano, mas adiantou que neste mês de outubro está previsto a liberação de recursos por parte do Governo do Estado para compra de equipamentos da futura UTI, conforme compromisso do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Paralelo a este processo de licitação e compra dos equipamentos, vamos iniciar as conversas com profissionais para montar o corpo clínico da UTI” – explicou.
PEDIATRIA. Ao final da reunião, o médico Josemar Queiroz solicitou do Provedor da Santa Casa, Gerson de Brito, e ao prefeito Pedro Coelho, um olhar mais atencioso com as crianças. “A pediatria precisa ser melhor prestigiada, temos necessidade de dar um melhor atendimento as crianças” – desabafou.