Foi um ano de muito empenho e dedicação, além de gastos e muita expectativa, vivido por uma aluna da cidade de Mariluz que viu frustrado o sonho de concluir o curso de graduação na área de Pedagogia através da modalidade a Distância.
Foi o que aconteceu com uma aluna da cidade de Mariluz que procurou o Destacamento da Polícia Militar daquela cidade para registrar denuncia de ter sido vítima de golpe de estelionato por parte da representante do Instituto Paulista de São José, de Ensino Superior, de São Paulo.
Conforme a vítima, em 1º de julho de 2018, iniciou o curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, naquela instituição de ensino superior. Segundo a vítima o contrato foi assinado por uma representante da instituição na cidade de Goioerê.
De acordo com a vítima, que após os trâmites legais, iniciou e concluiu o curso. No entanto, ai começou o pesadelo da jovem ao cobrar a contratante sobre as documentações para a finalização da graduação, a representante da instituição não respondeu mais suas ligações.
Desconfiada, entrou em contato diretamente com a instituição, quando foi informada que a mesma não fazia parte do quadro de alunos da faculdade, mas que realmente a pessoa de T. M. G. é representante da instituição na região de Goioerê.
A vítima dispõem o contrato e recibos dos pagamentos das mensalidades, sendo que a forma de pagamento era por meio de depósitos bancários conforme o contrato e também possui mensagens via whatsapp onde T. informa que os documentos já foram encaminhados para a instituição e que a demora seria por parte da faculdade.