Foram seis meses de prazo para os eleitores de Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste para fazerem o recadastramento biométrico, que mesmo sendo obrigatório, atingiu 83,13% dos eleitores.
Os trabalhos do Cartório Eleitoral de Goioerê se estenderam até por volta das 23 horas de sexta-feira, 25, devido a grande correria de eleitores que deixaram para última hora, formando uma grande fila.
Ao final foram biometrados 700 eleitores, somente no último dia, e só não foram mais, porque muito eleitores que foram ao Cartório após às 15 horas, e estavam com pendências, não conseguiram pagar as multas já que os bancos estavam fechados, conforme explica o chefe do Cartório Eleitoral de Goioerê, Mário Claudino.
Goioerê que desde o início foi o município com um dos menores índices de biometrados, fechou o prazo com o maior número, 84, 4% dos eleitores biometrados, ou seja, mais de 19 mil eleitores atenderam o chamamento.
Dessa forma, 15,7% dos eleitores da 92 Zona Eleitoral de Goioerê estão de forma irregular, impedidos de votar na próxima eleição, assumirem cargos públicos, problemas com programas sociais, entre outras sanções por terem o título cancelado.
Para resolver a situação é necessário ir até o Cartório Eleitoral portando documento de identificação com foto e comprovante de residência.
RESULTADOS POR MUNICÍPIO:
Goioerê 84,4% (19.195 Revisões);
Moreira Sales: 84,3% (8.434 Revisões);
Quarto Centenário: 82,4% (3.072 Revisões);
Rancho Alegre D’Oeste: 82,1% (2.015 Revisões).
De acordo com o chefe do Cartório, Mário Claudino, os números de atendimento de revisão não estão englobados os novos eleitores que realizaram alistamento, nem os eleitores de outras zonas eleitorais que se transferiram para esta 92 Zona Eleitoral.
“Com certeza, o número final de eleitores ficará acima destes que estão sendo informados” – explica Mário, alertando que os números exatos de eleitores por município, só terão após a homologação do resultado da revisão biométrica pelo TRE-PR.