Quando os professores Ofélia Ramos Gonçalves e Mateus Armazcuk, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco do distrito de Bandeirantes do Oeste, em Quarto Centenário, iniciaram a expedição investigativa dando início ao projeto “Herdeiros do Futuro” dentro do Programa “A União Faz a Vida”, do Sicredi, jamais imaginaram que a descoberta pelos alunos de que as abelhas são responsáveis pela polinização de flores e frutos, resultaria num lindo jardim.
Foi o que aconteceu com os pequenos alunos, que com o apoio dos pais, por cerca de 4 meses se envolveram para que a Escola Presidente Castelo Branco pudesse contar com um espaço todo revitalizado, com um jardim muito florido.
Para isso, contam os professores, que os pais tiveram que ajudar os filhos na produção de guloseimas a base de mel, já que a abelha foi a chave para o desenvolvimento do projeto “Herdeiros do Futuro”, que depois de algumas ponderações, ficou definido a construção de um jardim na escola.
FEIRA. Para conseguir custear as despesas, ficou definida a realização de uma feirinha na escola, com receitas a base de mel, onde a comunidade escolar colaborou comprando as guloseimas preparadas pelos pais e professores, que rendeu um lucro de cerca de R$ 470,00.
Com o recurso, na última semana os alunos estiveram no Copacol Supermercado, onde compraram os vasos de flores que foram plantados no jardim. Para ensinar noções de gastos, os professores colocaram dinheiro em envelopes, e cada aluno recebeu um e com aquele dinheiro teria que comprar as flores e ainda guardar o cupon fiscal para depois prestar contas.
Com a outra parte do dinheiro, os professores, Ofélia Ramos Gonçalves e Mateus Armazcuk, levaram os alunos do Happy Park, presenteando os alunos pela dedicação com as atividades do projeto.
O jardim recebeu ainda lindos girassóis, abelhas feitas com pet onde foram plantadas as flores que compuseram o jardim.
“Será que no futuro vai ter flores? O que vamos herdar se não fizermos nada agora?” – comenta a professora Ofélia, explicando que essa foi a lição que os alunos tiveram ao desenvolver o projeto “A União Faz a Vida” que vem sendo acompanhado pela coordenadora do programa junto ao Sicredi, Norma Frost. As fotos abaixo registram as ações que aconteceram no desenvolvimento do projeto.