Alunos dos Colégios Premen II e Duque de Caxias ocuparam os colégios às 6 horas da manhã desta quinta-feira, 13, em protesto a reforma do ensino médio e a PEC. Na terça-feira, 11, alunos do Premen I foram os primeiros fazerem a ocupação em Goioerê. Protesto que está acontecendo em várias cidades do Paraná e por todo o Brasil. Os alunos querem participar do debate da reforma que o governo federal irá promover no Ensino Médio.
Das sete escolas estaduais de Goioerê, três estão ocupadas, sem aulas por tempo indeterminado. O chefe do Núcleo Regional de Educação, Ademir Santana e sua equipe estiveram primeiro no Premen II conversando com os alunos, e mediando um acordo com os alunos, já que um evento estava programado para acontecer a partir das 9 horas da manhã. Como se tratava de uma reunião onde alunos e professores iriam debater a Medida Provisória e apresentar propostas, os alunos que lideravam a ocupação permitiram que a reunião acontecesse naquele Colégio.
REDE MUNICIPAL NÃO SERÁ AFETADA
No colégio Premen II, os alunos não irão pernoitar uma vez que não funciona no horário noturno. Tanto no Premen II como no Colégio Duque de Caxias, os alunos vão permitir que no período da tarde os professores e alunos da rede municipal tenham acesso a escola para que o movimento não interfira no calendário escolar da rede municipal.
SEMINÁRIO VAI LEVANTAR PROPOSTAS
Professores e alunos estão reunidos desde às 9:00 horas desta quinta-feira, no Colégio Premen II, no Seminário que está debatendo as alterações do Ensino Médio, proposta pela Medida Provisória 746/2016. Segundo o Chefe do NRE, Ademir Santana, esse Seminário está acontecendo simultaneamente em todo o Paraná, nos 32 NREs. Está presente a representante da Secretaria de Estado da Educação, Marcia Dudeque. A proposta do governador Beto Richa é defender essas propostas no Governo Federal.
ALUNOS IRÃO SE REUNIR
A reunião está prevista para encerrar às 16 horas. Após o seminário as lideranças dos alunos que fazem a ocupação nos três colégios deverão se reunir para avaliar o Seminário e alinhar as decisões que serão tomadas, incluindo a continuidade da ocupação.