Começou a funcionar nesta quinta-feira, 1º, a plataforma “Não me perturbe” voltada para os bancos. A partir de agora, o consumidor pode se cadastrar para não receber mais ofertas de empréstimo consignado e propostas de cartão de crédito entre outros produtos.
O bloqueio das chamadas indesejadas passa a valer 30 dias após o cadastro ser realizado.
Cerca de 30 instituições aderiram à plataforma, entre elas Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Daycoval, Itaú, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.
A plataforma foi idealizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
A iniciativa segue o exemplo do site “Não me Perturbe” lançado em julho de 2019 pelas operadoras de telefonia (Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM).
Além da plataforma similar à “Não me Perturbe” para os bancos, a articulação da Senacon, Febraban e instituições financeiras também resultou em uma regulação proposta pelo próprio setor financeiro para modificar a forma de atuação de correspondentes bancários, buscando eliminar a oferta indesejada de produtos financeiros, particularmente empréstimos consignados para idosos.
Acesse o site: https://www.naomeperturbe.com.br/