A busca pela eficiência nos resultados de suas integrações é constante na Copacol e para isso os produtores também precisam estar preparados para iniciar na atividade. Na manhã desta sexta-feira, dia 14, aproximadamente 40 associados da integração de peixe participaram de um treinamento.
O objetivo foi orientar sobre todos os processos da atividade, desde as etapas iniciais como a construção das represas, estruturas, tipos e colocação correta de aeradores, geradores, iluminação para as despescas noturnas, locais de instalação de bombas, entre outros assuntos importantes sobre a atividade.
O engenheiro de pesca e supervisor de assistência técnica da integração de peixe, Ilson Mahl, destacou que este treinamento foi importante para que os produtores tenham conhecimento de todo o processo para iniciar a atividade.
“Esses produtores irão começar a construção das represas e tudo o que foi apresentado aqui servirá de apoio para realizarem adequadamente as obras. O objetivo é mostrar para eles que o trabalho bem feito neste momento inicial vai diminuir custos futuros com possíveis retrabalhos ou readequações”, explicou Ilson. Durante o treinamento, os produtores participaram de uma prática onde eles desenharam uma propriedade com represas e estrutura para mostrar o que eles entenderam e aprenderam sobre o treinamento.
O produtor Carlos Gobe, de Cafelândia, disse que foi importante o treinamento para agregar mais conhecimento sobre os processos e ter mais segurança para iniciar na atividade.
“Estamos ansiosos para começar a construção das represas e esse treinamento vai nos auxiliar em cada passo. Além disso, a assistência que a Copacol nos dá é essencial para que possamos investir sem medo na diversificação”, contou Carlos.
Com esta turma de novos integrados, a Copacol aumenta o quadro de associados na piscicultura para aproximadamente 270, que já estão licenciados e aptos para iniciarem as obras.