Nos últimos dias, um problema vem chamando a atenção e mobilizando os funcionários efetivos da Prefeitura Municipal em razão da denúncia de que a Prefeitura não está realizando regularmente o aporte de recursos para cobrir o déficit atuarial do regime próprio da previdência do Fundo de Pensão dos Servidores Públicos de Janiópolis (Fupemj) que envolve os funcionários efetivos da Prefeitura.
Com o atraso no pagamento do aporte referente ao por parte do prefeito Lola, a dívida atingia girava em torno de R$ 500 mil referente aos valores não recolhido.
A preocupação, tanto da diretoria do Fupemj como dos próprios funcionários, é que com o atraso que estaria ocorrendo desde junho a situação pode se tornar insustentável além de comprometer o início da administração do prefeito eleito Dr. Heitor.
Nos últimos dias foram realizadas algumas reuniões envolvendo o prefeito “Lola”, a diretoria do Fupemj e o prefeito eleito Dr. Heitor. O presidente da Câmara, Moacir dos Reis que de há muito tem registrado sua preocupação em relação ao Fupemj pela importância que representa para a vida previdenciária do servidor.
O objetivo da reunião é encontrar uma solução para a situação que poderá se agravar cada vez mais caso não seja encontrada uma solução urgente e que o pagamento do aporte volte a ser pago imediatamente.
O aporte financeiro trata-se de uma dívida contraída por prefeitos anteriores e que foram parceladas, e precisam ser pagas pelos prefeitos sob o risco da Prefeitura não conseguir certidão negativa junto aos órgãos federais e com isso, impede que a Prefeitura tenha acesso a recursos governamentais, tanto federal como estadual. Assim é o grande o risco do prefeito eleito Dr. Heitor iniciar a administração com um problema sério a resolver.
Para o vereador e atual presidente da Câmara, Moacir dos Reis, é necessário que o prefeito “Lola” encontre uma solução urgente para não comprometer a futura administração. Se o aporte não for recolhido até o final do ano a dívida poderá se aproximar a R$ 1 milhão.
PROJETO. Segundo informações nos próximos dias a Prefeitura deverá enviar a Câmara Municipal, Projeto de Lei para ser apreciado pelos vereadores envolvendo mudanças no sistema previdenciário do Fupemj em relação a aposentadorias dos funcionários ativos.
O vereador e presidente da Câmara, Moacir dos Reis, preocupado com as dificuldades que a futura administração deverá enfrentar em relação as dívidas com o Fupemj
O prefeito “Lola” enfrenta sérias dificuldades para recolher o aporte do Fupemj e Prefeitura corre o risco de ter as certidões suspensas